Narrativas como possibilidades de desvelamento do impacto da modernidade/colonialidade sobre a docência a partir de uma experiência autoformativa

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DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1632

Resumo

Este texto tem por objetivo identificar a importância das narrativas para o desvelamento do impacto da modernidade e da colonialidade sobre a docência a partir de uma experiência autoformativa. Por meio de narrativas de membros de um grupo de autoformação docente, foram discutidos os conceitos de modernidade, colonialidade, autoformação e narrativas docentes teoricamente descritos. A análise deu-se pelo paradigma indiciário a partir da metáfora “A águia e a galinha”, em que os narradores apontaram demandas de sua profissão possivelmente relacionadas à materialização do binômio modernidade/colonialidade. A pesquisa relaciona as narrativas como instrumentos de subversão desse binômio e que permitem a reconstrução de histórias de vida com base em indícios de seu impacto sobre a docência.

Palavras-chave: Narrativas. Modernidade/colonialidade. Experiência autoformativa.

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Biografia do Autor

Nilton Bruno Tomelin, Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina - SEDSC

Mestre em educação e doutorando em Educação pela Universidade Regional de Blumenau (FURB). Professor da rede pública estadual de Santa Catarina há 29 anos.

Rita Buzzi Rausch, Universidade Regional de Blumenau - FURB / Universidade da Região de Joinville - Univille

Doutora em Educação pela UNICAMP e pós-doutora em Educação pela UFSC. Professora do PPGE da Universidade Regional de Blumenau e da Universidade da Região de Joinville.

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Publicado

23-05-2024

Como Citar

Tomelin, N. B., & Rausch, R. B. . (2024). Narrativas como possibilidades de desvelamento do impacto da modernidade/colonialidade sobre a docência a partir de uma experiência autoformativa. Horizontes, 42(1), e023072. https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1632