Narrativas de (re)existências pedagógicas na educação básica: escritas transgressoras de docentes a partir da escola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v41i1.1644

Resumo

Este artigo apresenta narrativas de docentes em um movimento de escritura da experiência sobre o habitar a profissão no Ensino Fundamental com base na autoria pedagógica e em outros modos de fazer-pensar-viver a escola. O texto articula-se, narrativamente, com o dispositivo da Documentação Narrativa de Experiências Pedagógicas construído pelo Coletivo Baiano de Docentes Narradores/as. Elegi três relatos de docentes para tratar das ressonâncias da escrita transgressora, presentes na obra pedagógica produzida nos processos formativos entre Escola e Universidade. Os relatos revelam movimentos disruptivos e transgressores em que a escrita narrativa ocupou as fissuras das propostas curriculares e da política de conhecimento construída a partir da escola. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jane Adriana Vasconcelos Pacheco Rios, Universidade do Estado da Bahia -UNEB/PPGEDUC

Universidade do Estado da Bahia -UNEB/PPGEDUC

Referências

ASANTE, M. K. Afrocentricidade: notas sobre uma posição disciplinar. In: NASCIMENTO, E. L. (org.). Afrocentricidade: uma abordagem epistemológica inovadora. São Paulo: Selo Negro, 2009. p. 93-110.

BENJAMIN, W. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. 7. ed. São Paulo: Brasiliense, 1995.

ECO, U. Obra aberta: forma e indeterminação nas poéticas contemporâneas. São Paulo: Perspectiva, 2005.

FERREIRA, T. de S. “Kumbi ria kurilonga” memórias e narrativas de experiências pedagógicas afrocêntricas na rede municipal de Salvador. In: RIOS, J. A. V. P.; MENEZES, G. N. D.; NASCIMENTO, L. G. M. O que narram os/as professores/as? Experiências pedagógicas com/na diversidade. São Carlos: Pedro & João, 2022. p. 39-52.

GALVÃO, A. Tem jeito sim! passos, desafios, sonhos e possibilidades. In: RIOS, J. A. V. P.; MENEZES, G. N. D.; NASCIMENTO, L. G. M. O que narram os/as professores/as? Experiências pedagógicas com/na diversidade. São Carlos: Pedro & João, 2022. p. 157-166.

HOOKS, B. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. São Paulo: Martins Fontes, 2013.

PEDREIRA, C. R. L. O trabalho com os Mitos Africanos: outras possibilidades de Afrobetizar. In: RIOS, J. A. V. P.; MENEZES, G. N. D.; NASCIMENTO, L. G. M. O que narram os/as professores/as? Experiências pedagógicas com/na diversidade. São Carlos: Pedro & João, 2022. p. 91-96.

RIOS, J. A. V. P. (org.). Coleção Documentação Narrativa de Experiências Pedagógicas. São Carlos: Pedro & João, 2022. v. 1-6.

RIOS, J. A. V. P. Narrar a vida-profissão: por outras redes de (trans)formação. Revista Del-CISEN, Maepova, v. 9, n. 10, p. 51-68, jan./jun. 2021a.

RIOS, J. A. V. P. Profissão docente no Ensino Fundamental em tempos de pandemia: narrativas em disputa. In: RIOS, J. A. V. P. (org.). Profissão docente em questão! Salvador: EDUFBA, 2021b. p. 183-199.

RIOS, J. A. V. P.; MENEZES, G. N. D.; NASCIMENTO, L. G. M. O que narram os/as professores/as? Experiências pedagógicas com/na diversidade. São Carlos: Pedro & João, 2022.

RIOS, J. A. V. P.; NASCIMENTO, L. G. M. Coletivo de docentes narradores(as): o tecer das redes de investigação-formação na escola. Revista da FAEEBA ‒ Educ. e Contemporaneidade, Salvador, v. 31, n. 66, p. 88-102, abr./jun. 2022.

SKLIAR, C. Cartas educativas: una correspondencia pedagógica con los colectivos docentes. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: NOVEDUC, 2023.

STRECK, D. et al. (org.). Dicionário Paulo Freire. Belo Horizonte: Autêntica, 2018.

SUÁREZ, D. H. Comentarios de lectura en conversácion con una obra pedagógica. In: RIOS, J. A. V. P. (org). Documentação Narrativa de Experiências Pedagógicas: por outros movimentos insubmissos da formação docente na Educação Básica. São Carlos: Pedro & João, 2022. p. 9-20. v. 1.

SUÁREZ, D. H. ¿Qué es la Documentación Narrativa de Experiencias Pedagógicas? Buenos Aires: Buenos Aires: MECyT/OEA, 2007. (Coleccion de Materiales Pedagógicos – Fascículo 2).

SUÁREZ, D. H.; DÁVILA, P.; ARGNANI, A.; CARESSA, Y. Documentación narrativa de experiencias pedagógicas: una propuesta de investigación-formación-acción entre docentes. Buenos Aires: Editora FILO/UBA, 2021. (Colección Cuadernos del Instituto de Investigación de Ciencias de la Educación, n. 6).

WALSH, C. Notas pedagógicas desde las grietas decoloniais. Quito: Universidad Andina Simón, 2014.

WALSH, C. (org.). Pedagogías Decoloniales: prácticas insurgentes de resistir, (re)existir y (re)vivir. Abya Yala, Quito, v. 1, p. 15-18, 2013.

Downloads

Publicado

29-07-2023

Como Citar

Rios, J. A. V. P. (2023). Narrativas de (re)existências pedagógicas na educação básica: escritas transgressoras de docentes a partir da escola . Horizontes, 41(1), e023011. https://doi.org/10.24933/horizontes.v41i1.1644

Edição

Seção

Seção Temática: Narrativas docentes: gênero transgressor e (auto)formativo