Narrativas de (re)existências pedagógicas na educação básica: escritas transgressoras de docentes a partir da escola
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v41i1.1644Resumo
Este artigo apresenta narrativas de docentes em um movimento de escritura da experiência sobre o habitar a profissão no Ensino Fundamental com base na autoria pedagógica e em outros modos de fazer-pensar-viver a escola. O texto articula-se, narrativamente, com o dispositivo da Documentação Narrativa de Experiências Pedagógicas construído pelo Coletivo Baiano de Docentes Narradores/as. Elegi três relatos de docentes para tratar das ressonâncias da escrita transgressora, presentes na obra pedagógica produzida nos processos formativos entre Escola e Universidade. Os relatos revelam movimentos disruptivos e transgressores em que a escrita narrativa ocupou as fissuras das propostas curriculares e da política de conhecimento construída a partir da escola.
Downloads
Referências
ASANTE, M. K. Afrocentricidade: notas sobre uma posição disciplinar. In: NASCIMENTO, E. L. (org.). Afrocentricidade: uma abordagem epistemológica inovadora. São Paulo: Selo Negro, 2009. p. 93-110.
BENJAMIN, W. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. 7. ed. São Paulo: Brasiliense, 1995.
ECO, U. Obra aberta: forma e indeterminação nas poéticas contemporâneas. São Paulo: Perspectiva, 2005.
FERREIRA, T. de S. “Kumbi ria kurilonga” memórias e narrativas de experiências pedagógicas afrocêntricas na rede municipal de Salvador. In: RIOS, J. A. V. P.; MENEZES, G. N. D.; NASCIMENTO, L. G. M. O que narram os/as professores/as? Experiências pedagógicas com/na diversidade. São Carlos: Pedro & João, 2022. p. 39-52.
GALVÃO, A. Tem jeito sim! passos, desafios, sonhos e possibilidades. In: RIOS, J. A. V. P.; MENEZES, G. N. D.; NASCIMENTO, L. G. M. O que narram os/as professores/as? Experiências pedagógicas com/na diversidade. São Carlos: Pedro & João, 2022. p. 157-166.
HOOKS, B. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. São Paulo: Martins Fontes, 2013.
PEDREIRA, C. R. L. O trabalho com os Mitos Africanos: outras possibilidades de Afrobetizar. In: RIOS, J. A. V. P.; MENEZES, G. N. D.; NASCIMENTO, L. G. M. O que narram os/as professores/as? Experiências pedagógicas com/na diversidade. São Carlos: Pedro & João, 2022. p. 91-96.
RIOS, J. A. V. P. (org.). Coleção Documentação Narrativa de Experiências Pedagógicas. São Carlos: Pedro & João, 2022. v. 1-6.
RIOS, J. A. V. P. Narrar a vida-profissão: por outras redes de (trans)formação. Revista Del-CISEN, Maepova, v. 9, n. 10, p. 51-68, jan./jun. 2021a.
RIOS, J. A. V. P. Profissão docente no Ensino Fundamental em tempos de pandemia: narrativas em disputa. In: RIOS, J. A. V. P. (org.). Profissão docente em questão! Salvador: EDUFBA, 2021b. p. 183-199.
RIOS, J. A. V. P.; MENEZES, G. N. D.; NASCIMENTO, L. G. M. O que narram os/as professores/as? Experiências pedagógicas com/na diversidade. São Carlos: Pedro & João, 2022.
RIOS, J. A. V. P.; NASCIMENTO, L. G. M. Coletivo de docentes narradores(as): o tecer das redes de investigação-formação na escola. Revista da FAEEBA ‒ Educ. e Contemporaneidade, Salvador, v. 31, n. 66, p. 88-102, abr./jun. 2022.
SKLIAR, C. Cartas educativas: una correspondencia pedagógica con los colectivos docentes. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: NOVEDUC, 2023.
STRECK, D. et al. (org.). Dicionário Paulo Freire. Belo Horizonte: Autêntica, 2018.
SUÁREZ, D. H. Comentarios de lectura en conversácion con una obra pedagógica. In: RIOS, J. A. V. P. (org). Documentação Narrativa de Experiências Pedagógicas: por outros movimentos insubmissos da formação docente na Educação Básica. São Carlos: Pedro & João, 2022. p. 9-20. v. 1.
SUÁREZ, D. H. ¿Qué es la Documentación Narrativa de Experiencias Pedagógicas? Buenos Aires: Buenos Aires: MECyT/OEA, 2007. (Coleccion de Materiales Pedagógicos – Fascículo 2).
SUÁREZ, D. H.; DÁVILA, P.; ARGNANI, A.; CARESSA, Y. Documentación narrativa de experiencias pedagógicas: una propuesta de investigación-formación-acción entre docentes. Buenos Aires: Editora FILO/UBA, 2021. (Colección Cuadernos del Instituto de Investigación de Ciencias de la Educación, n. 6).
WALSH, C. Notas pedagógicas desde las grietas decoloniais. Quito: Universidad Andina Simón, 2014.
WALSH, C. (org.). Pedagogías Decoloniales: prácticas insurgentes de resistir, (re)existir y (re)vivir. Abya Yala, Quito, v. 1, p. 15-18, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Jane Adriana Vasconcelos Pacheco Rios
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal, desde que através do link da Horizontes) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) O trabalho para submissão deve ser acompanhado por uma carta escaneada assinada por todos os autores, informando que o trabalho não foi enviado para nenhum outro periódico e que acatam as normas contidas nas Diretrizes da Horizontes.