Práticas culturais educativas na constituição do cenário musical no Brasil: as partituras em revistas
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v32i2.166Palavras-chave:
práticas educativas, história da educação, revistas literárias, história da músicaResumo
Resumo
O objetivo deste artigo é analisar a publicação e circulação de partituras em A Revista da Semana como prática educativa que constitui o cenário musical brasileiro no início do século XX. Para isso, propomos o aprofundamento da noção de educação e adotamos o conceito de práticas culturais educativas, nos referindo ao papel educativo dos impressos periódicos. Utilizamos como fontes principais 40 partituras que circularam no interior da Revista da Semana e que faziam parte da coleção de um pianista amador de Minas Gerais. Cotejando
essas partituras, os estilos musicais contemplados e o contexto político e cultural do Rio de Janeiro, foi possível verificar a forte influência europeia e também norteamericana no desenvolvimento do repertório musical
brasileiro naquele período. O consumo das músicas em revistas promoveu e fortaleceu hábitos, tais como bailes, saraus, transposições de peças escritas para piano para instrumentos de sopro e corda por músicos amadores e
não leitores de partituras.
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