A ética da alteridade-cuidado nos processos formativo-investigativos do/no campo da Educação Popular

diálogos interinstitucionais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v41i1.1660

Resumo

O objetivo deste ensaio é o de refletir sobre a ética da alteridade-cuidado nos processos formativo-investigativos do/no campo da Educação Popular, constituída a partir de experiências decorrentes dos movimentos de enfrentamento político-epistemológico e da valorização de saberes e métodos plurais de produção de conhecimentos. Como consonância desse pensamento, apresentam-se algumas articulações entre nossos quefazeres cotidianos como pesquisadores(as) em programas Stricto Sensu. Partilham-se experiências e práticas comuns em que a formação ética se erige na aproximação da realidade como ponto de partida/chegada, alicerçada no diálogo, no respeito e na confiança mútuos, com clara intencionalidade política, baseada na justiça e na busca por autonomia no sentido de Ser Mais.

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Biografia do Autor

Tiago Zanquêta de Souza, Universidade de Uberaba (Uniube)

Licenciado em Ciências Biológicas. Especialista em Docência do Ensino Superior e em Gestão Ambiental. Mestre em Educação, pela Universidade de Uberaba - Uniube. Doutor em Educação, pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. Professor do Programa de Mestrado Profissional em Educação: formação docente para a Educação Básica. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação, ambos da Universidade de Uberaba. Segundo líder do Grupo de Estudos e Pesquisa Educação na Diversidade para a Cidadania (GEPEDiCi-PPGE/Uberaba). Líder do Grupo de Pesquisa em Formação Docente, Direito de Aprender e Práticas Pedagógicas (FORDAPP-PPGEB/Uberlândia). Membro do Grupo de Pesquisa em Práticas Sociais e Processos Educativos (PSPE-PPGE/UFSCar). Coordenador da REDECENTRO – Rede de pesquisadores sobre professores(as) da Região Centro-Oeste/Brasil. Coordenador da Rede Cooperativa de Ensino, Pesquisa e Extensão em Escolas de Educação Básica – RECEPE. Vice-coordenador do Fórum de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação da Região Centro-Oeste (FORPRED-CO). Tem pesquisas na área de Educação, atuando nos seguintes temas: processos educativos em práticas sociais, educação ambiental, educação popular, extensão popular e formação de educadoras/es.

Gercina Santana Novais, Universidade de Uberaba (Uniube)

Graduada em Licenciatura em Psicologia pela Universidade Federal de Uberlândia (1982), graduada em Ciências Biológicas pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ituiutaba (1976), especialista em Filosofia e Pesquisa em Educação, mestre e doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (2005). Foi diretora da extensão da Universidade Federal de Uberlândia - UFU, no período de 2001 a 2008. Foi professora da Educação Básica - 1987 a 2009; professora de cursos de graduação 2011 a 2017. Foi professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia. Foi secretária de Educação do Município de Uberlândia (2013-2016). Atualmente é professora do Programa de Mestrado Profissional em Educação: formação docente para a Educação Básica da Universidade de Uberaba – Uniube. É líder do Grupo de Pesquisa Formação Docente, Direito de Aprender e Práticas Pedagógicas- FORDAPP. Coordenadora da Rede Cooperativa de Ensino, Pesquisa e Extensão em Escolas de Educação Básica – RECEPE. Tem experiência nas áreas de Educação, Psicologia e Políticas públicas, com ênfase em Psicologia e educação escolar, educação e inclusão social, Gestão e produção de resultados educacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: Currículo e educação; Formação docente e Práticas pedagógicas; Metodologias participativas de trabalho pedagógico; Dificuldades de Aprendizagem; Resultados educacionais, qualidade social da educação e inclusão escolar e social; Educação Popular; gênero e educação; gênero e violência intrafamiliar.

Valéria Oliveira de Vasconcelos, Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)

Mestre em Educação Especial, pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Doutora em Educação, pela Universidade Federal de São Carlos em co-tutela com a Universidade de Salamanca. Pós-doutora pela Universidade Estadual Paulista (Departamento de Educação Escolar) e Pós-doutora pela Universidade Federal de São Carlos (Departamento de Ciências Ambientais). Professora do Programa de Mestrado em Educação da Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC); professora colaboradora do Programa de Pós-graduação em Educação da UFSCar (Campus São Carlos/SP) e do Programa de Pós-graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Rural da UFSCar (campus Araras/SP). Membro do Grupo de Pesquisa CNPq/UFSCar Práticas Sociais e Processos Educativos desde 1998, do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Ambiental (GEPEA-CNPq/UFSCar) e do Grupo Conhecimento e análise das intervenções na práxis educativa sóciocomunitária (CAIPE/CNPq) - UNISAL. Coordenadora do GT 06 - Educação Popular/Anped, 2021-2023. Eventualmente presta consultorias para o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e o Instituto Socioambiental (ISA). Experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Popular e educação sociocomunitária, atuando principalmente nos seguintes temas: cultura e diversidade, populações tradicionais, educação ambiental e formação de educadores.

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Publicado

01-12-2023

Como Citar

Zanquêta de Souza, T., Novais, G. S., & Vasconcelos, V. O. de. (2023). A ética da alteridade-cuidado nos processos formativo-investigativos do/no campo da Educação Popular: diálogos interinstitucionais. Horizontes, 41(1), e023042. https://doi.org/10.24933/horizontes.v41i1.1660

Edição

Seção

Seção Temática: Ética em Pesquisa de Educação e Integridade Acadêmica