A materialidade de uma cultura imaterial: aspectos da cultura material da Capoeira no Rio de Janeiro no século XIX

Autores

  • Ricardo Martins Porto Lussac Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro.  

DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v32i2.169

Palavras-chave:

Capoeira, Cultura Material, História.

Resumo

Resumo

A História da Educação cada vez mais debruça seu olhar sobre práticas não escolares da educação, entendendo que esta é realizada dentro de um mosaico de interações sociais. Compreender as utilidades e os significados dos aspectos materiais envolvidos na transmissão de práticas culturais é um fator fundamental e determinante para se conhecer os processos educativos envolvidos em qualquer fenômeno sociocultural em que habite uma relação de ensino-aprendizagem. Este artigo objetivou investigar a cultura material do patrimônio cultural imaterial que é a Capoeira, e seus processos pedagógicos no Rio de Janeiro no século XIX. Este estudo ilumina parcialmente a

complexa relação dos sujeitos que desenvolveram o modo de fazer a Capoeira – cultura imaterial – com os objetos, materiais e ambientes que compuseram a cultura material do jogo-luta, e suas respectivas simbologias, bem como o seu modo de transmissão e aprendizagem no período estudado.

Palavras-chave: Capoeira; Cultura Material; História.

 

The materiality of an immaterial culture: aspects of material culture of Capoeira in Rio de Janeiro in the nineteenth century

Abstract

The history of education increasingly focuses on non-school education practices, understanding that this is done within a mosaic of social interactions. Understanding the uses and meanings of the material aspects involved in the transmission of cultural practices is an essential and determining factor to know the educational processes involved in any sociocultural phenomenon that inhabits a relationship of teaching and learning. This article aimed to investigate the material culture of the intangible cultural heritage that is Capoeira, and its pedagogical processes in Rio de Janeiro in the nineteenth century. This study partially illuminates the complex relationship of individuals who developed the way of doing Capoeira - immaterial culture - with objects, materials and environments that formed the material culture of the play-fighting, its symbols, and its mode of transmission and learning during the studied time.

Keywords: Capoeira; Material Culture; History.

 

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Biografia do Autor

Ricardo Martins Porto Lussac, Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro.  

Doutorando em Educação no ProPEd da UERJ. Possui Mestrado em Ciência da Motricidade Humana pelo PROCIMH da Universidade Castelo Branco, Rio de Janeiro, RJ, Brasil (2009).
Pós-graduado em Psicomotricidade, com Complementação Pedagógica em Didática do Ensino Superior pela Universidade Cândido Mendes, UCAM, Rio de Janeiro, RJ, Brasil (2004). É graduado em Educação Física, Licenciatura e Bacharelado pela Universidade Estácio de Sá (2000). Professor da Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro.

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Publicado

2014-12-30

Como Citar

Lussac, R. M. P. (2014). A materialidade de uma cultura imaterial: aspectos da cultura material da Capoeira no Rio de Janeiro no século XIX. Horizontes, 32(2). https://doi.org/10.24933/horizontes.v32i2.169