A formação inicial e continuada de professores de ciências e de biologia e a BNCC

um levantamento das produções publicadas nos anais do Enebio e do Enpec

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1699

Resumo

Objetivou-se analisar, nos anais do Encontro Nacional de Ensino de Biologia e do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, em suas edições ocorridas entre 2018 e 2021, as publicações que tratam da formação de professores de ciências e de biologia no contexto de implementação da Base Nacional Comum Curricular.  Encontraram-se 20 trabalhos. A maioria deles, publicada no ano de 2021, trata da formação inicial e foi desenvolvida na região Sudeste. Os trabalhos investigaram, predominantemente, o ensino de Ciências da Natureza no Ensino Fundamental. Sobre os aspectos metodológicos, destacaram-se as pesquisas documentais, de abordagem qualitativa; e, quanto aos objetivos, buscou-se, predominantemente, fazer uma análise crítica e problematizadora da Base Nacional Comum Curricular.

Palavras-chave: Professores de biologia. Professores de ciências. Formação docente.

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Biografia do Autor

Maria Adriana Santos Carvalho, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins - IFTO

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Goiás (2006), mestrado em Ecologia e Evolução pelo Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Evolução da Universidade Federal de Goiás (2009). É doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática da Rede Amazônica em Educação em Ciências (REAMEC). É professora no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO) desde 2016.

Aline Andréia Nicolli, Universidade Federal do Acre - UFAC

Graduada em Ciências Biológicas - Licenciatura (1995), com especialização em Metodologia do Ensino e Pesquisa em Biologia (1996), mestrado (2001) e doutorado (2009) em Educação e pós-doutorado em Educação Científica e Tecnológica (2011). Professora credenciada no Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, da UFAC, desde 2013, e no Doutorado em Educação em Ciências e Matemática, Reamec, desde 2021. 

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Publicado

29-03-2024

Como Citar

Carvalho, M. A. S., & Nicolli, A. A. (2024). A formação inicial e continuada de professores de ciências e de biologia e a BNCC: um levantamento das produções publicadas nos anais do Enebio e do Enpec. Horizontes, 42(1), e023061. https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1699