Apropriação dos resultados das avaliações da aprendizagem para fins de reorientação da prática pedagógica
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1740Resumo
O artigo analisa como os professores se relacionam com os resultados das avaliações da aprendizagem de seus alunos. O referencial teórico fundamenta-se nos estudos de Vasconcellos, Hoffmann, Luckesi, Gatti, entre outros. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa de campo, da qual participaram professores de duas escolas estaduais do município de Pouso Alegre, Minas Gerais. Os dados foram coletados por meio de um questionário e pela realização de uma roda de conversa. Conclui-se que nem sempre os resultados da avaliação da aprendizagem são apropriados pelos docentes para a reorientação de suas práticas pedagógicas, muitas vezes, são usados para fins burocráticos, para classificar os aprovados e reprovados, e, algumas vezes, servem de base para uma intervenção pedagógica.
Palavras-chave: Avaliação da Aprendizagem. Apropriação de resultados. Prática Pedagógica.
Downloads
Referências
ESTEBAN, M. T. Avaliação: uma prática em busca de novos sentidos. Rio de Janeiro: DP & A, 2006.
FERNANDES, D. Avaliar para aprender: fundamentos, práticas e políticas. São Paulo: UNESP, 2009.
FREITAS, L. C. A internalização da exclusão. Educação & Sociedade, Campinas, v. 23, n. 80, p. 299-325, set. 2002. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302002008000015
FREITAS, L. C. et al. Avaliação educacional: caminhando pela contramão. Petrópolis: Vozes, 2009.
GATTI, B. A. O professor e a avaliação em sala de aula. Estudos em avaliação educacional, São Paulo, n. 27, p. 97-114, 2003. DOI: https://doi.org/10.18222/eae02720032179
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 2008.
GOMES, S. dos S. Um olhar sobre as práticas de avaliação na escola. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2014.
HOFFMANN, J. M. L. Avaliação mediadora: uma relação dialógica na construção do conhecimento. Série Idéias, São Paulo, n. 22, p. 51-59, 1994.
LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 2006.
LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem: componente do ato pedagógico. São Paulo: Cortez, 2011.
LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E.D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
SILVA, J. F. da. Avaliação do ensino e da aprendizagem numa perspectiva formativa reguladora. In: SILVA, J. F. da.; HOFFMANN, J.; ESTEBAN, M. T. (Orgs.). Práticas avaliativas e aprendizagens significativas: em diferentes áreas do currículo. 8. ed. Porto Alegre: Mediação, 2010. p. 9-20.
VASCONCELLOS, C. dos S. Avaliação: concepção dialética-libertadora do processo de avaliação escolar. São Paulo: Libertad, 2008.
VILLAS BOAS, B. M. de F. Virando a escola do avesso por meio da avaliação. Campinas: Papirus Editora, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Valderlice Rosa de Souza, Regilson Maciel Borges
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal, desde que através do link da Horizontes) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) O trabalho para submissão deve ser acompanhado por uma carta escaneada assinada por todos os autores, informando que o trabalho não foi enviado para nenhum outro periódico e que acatam as normas contidas nas Diretrizes da Horizontes.