Pilares culturais de uma Comunidade Remanescente Quilombola: diálogos com a Educação do Campo
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v32i2.175Palavras-chave:
Quilombolas, Cultura tradicional, Educação do CampoResumo
Resumo
O artigo enfoca os resultados de uma pesquisa de mestrado realizada com moradores da Comunidade de Remanescentes Quilombolas “Justa I”, em Manga/MG/Brasil. Objetivamos, por meio das Histórias de Vida dos sujeitos do estudo, coletar dados para embasar e aprofundar conhecimentos acerca dos saberes e fazeres quilombolas em diálogo com a Educação do Campo. Buscamos responder a questões relacionadas às manifestações culturais dos remanescentes quilombolas, bem como alguns de seus usos e costumes, entre elas: Quem são e como vivem? Como se manifesta seu “pertencimento” no território? Como se expressa sua identidade quilombola? O que a educação escolar trouxe do passado e como é nos dias atuais? Quais os pilares de sua cultura? As respostas estão contidas em seus discursos e foram organizadas a partir da análise de conteúdos. O remanescente quilombola de Justa I emergiu como sendo, “antes de tudo, um forte”, dentre outros multidisciplinares saberes e fazeres.
Palavras-chave: Quilombolas; Cultura tradicional; Educação do Campo.
Cultural Pillars of a Maroon Remaining Community: dialogue with the Rural Education
Abstract
The article focuses on the results of a survey conducted with residents of a Maroon Remaining Community named "Justa I" in Manga/MG/Brazil. We intended, through the Life Histories of study individuals, to collect data to support and deepen knowledge about knowledge and Maroons doings in dialogue with the Rural Education. We seek to answer questions related to the cultural manifestations of the Maroons remaining as well as some of their habits and customs, among them: Who are they and how do they live? How manifests his "belonging" in the territory? How they express his maroon identity? What schooling brought from the past and how it is today? What are the pillars of their culture? The answers are contained in his speeches and were organized from the content analysis. The Maroon remaining people from “Justa I” emerged, "first of all, as a strong", among other multidisciplinary knowledge and practice.
Key Words: Maroon; Traditional Culture; Rural Education.
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