Pilares culturais de uma Comunidade Remanescente Quilombola: diálogos com a Educação do Campo

Autores

  • Rosana Lacerda Monte Alto Universidade Estadual de Montes Claros
  • Valéria Oliveira Vasconcelos Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v32i2.175

Palavras-chave:

Quilombolas, Cultura tradicional, Educação do Campo

Resumo

Resumo
O artigo enfoca os resultados de uma pesquisa de mestrado realizada com moradores da Comunidade de Remanescentes Quilombolas “Justa I”, em Manga/MG/Brasil. Objetivamos, por meio das Histórias de Vida dos sujeitos do estudo, coletar dados para embasar e aprofundar conhecimentos acerca dos saberes e fazeres quilombolas em diálogo com a Educação do Campo. Buscamos responder a questões relacionadas às manifestações culturais dos remanescentes quilombolas, bem como alguns de seus usos e costumes, entre elas: Quem são e como vivem? Como se manifesta seu “pertencimento” no território? Como se expressa sua identidade quilombola? O que a educação escolar trouxe do passado e como é nos dias atuais? Quais os pilares de sua cultura? As respostas estão contidas em seus discursos e foram organizadas a partir da análise de conteúdos. O remanescente quilombola de Justa I emergiu como sendo, “antes de tudo, um forte”, dentre outros multidisciplinares saberes e fazeres.
Palavras-chave: Quilombolas; Cultura tradicional; Educação do Campo.

Cultural Pillars of a Maroon Remaining Community: dialogue with the Rural Education
Abstract
The article focuses on the results of a survey conducted with residents of a Maroon Remaining Community named "Justa I" in Manga/MG/Brazil. We intended, through the Life Histories of study individuals, to collect data to support and deepen knowledge about knowledge and Maroons doings in dialogue with the Rural Education. We seek to answer questions related to the cultural manifestations of the Maroons remaining as well as some of their habits and customs, among them: Who are they and how do they live? How manifests his "belonging" in the territory? How they express his maroon identity? What schooling brought from the past and how it is today? What are the pillars of their culture? The answers are contained in his speeches and were organized from the content analysis. The Maroon remaining people from “Justa I” emerged, "first of all, as a strong", among other multidisciplinary knowledge and practice.
Key Words: Maroon; Traditional Culture; Rural Education.

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Biografia do Autor

Rosana Lacerda Monte Alto, Universidade Estadual de Montes Claros

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES(1991). Pós-Graduada em Psicopedagogia Clinico Institucional, na FAFIS - Faculdades Integradas SIMONSEN - Duque de Caxias / RJ(2000). Mestre em Educação, pela Universidade de Uberaba - UNIUBE (2012). Exerce o cargo de Professora de Educação Superior, na Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES

Valéria Oliveira Vasconcelos, Universidade Federal de São Carlos

Possui graduação em Educação Física pela Faculdade de Educação Física de Santo André (1984); mestrado em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (1996); doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos/Universidade de Salamanca (2002) e pós-doutorado pela Universidade Júlio de Mesquita Filho (UNESP/Araraquara). Professora do Programa de Mestrado em Educação do Centro Universitário Salesianos (UNISAL)/Americana; pesquisadora do Grupo de Pesquisa CNPq/UFSCar Práticas Sociais e Processos Educativos desde 1998

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Publicado

30-12-2014

Como Citar

Alto, R. L. M., & Vasconcelos, V. O. (2014). Pilares culturais de uma Comunidade Remanescente Quilombola: diálogos com a Educação do Campo. Horizontes, 32(2). https://doi.org/10.24933/horizontes.v32i2.175