Avaliação em larga escala e qualidade da educação

uma análise das ações planejadas por municípios do oeste catarinense

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1750

Resumo

O presente estudo tem como objetivo identificar ações planejadas por três municípios do Oeste catarinense com alto Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) nos anos iniciais do Ensino Fundamental, perquirindo possíveis implicações na melhoria dos resultados das avaliações em larga escala e na qualidade da educação. Como procedimentos técnicos e metodológicos, fez-se uso da pesquisa bibliográfica e documental, bem como da análise dos planos de educação dos três municípios pesquisados. Como resultados, identificou-se que as ações planejadas demonstram preocupação com o alcance e melhoria das notas do Ideb e com o desempenho dos estudantes bem como supervalorização dos indicadores, o que pode comprometer a garantia de uma educação de qualidade.

Palavras-chave: Avaliação em larga escala. Indicadores educacionais. Qualidade da educação. Planos de educação. Municípios catarinenses.

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Biografia do Autor

Ricardo Hack, Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC

Mestre em educação, pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC). Pesquisador do grupo de pesquisas sobre Políticas públicas de avaliação educacional e accountability em países da América Latina. Docente permanente no curso de Direito, da Universidade do Oeste de Santa Catarina. 

Camila Regina Rostirola, Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná. Possui mestrado em Educação pela Universidade do Oeste de Santa Catarina e graduação em Pedagogia pela Universidade do Oeste de Santa Catarina. Atua como docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Oeste de Santa Catarina. Investigadora visitante do Instituto Interuniversitario de Investigación Educativa (IESED-Chile).

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Publicado

05-06-2024

Como Citar

Hack, R., & Rostirola, C. R. (2024). Avaliação em larga escala e qualidade da educação: uma análise das ações planejadas por municípios do oeste catarinense. Horizontes, 42(1), e023082. https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1750

Edição

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Seção Temática: Avaliação educacional: velhos embates, novas disputas