Pesquisas sobre reforma educacional no Brasil:

contribuições teórico-metodológicas a partir de teses de doutorado em Educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1755

Palavras-chave:

Reforma educacional, Epistemologias, Metapesquisa

Resumo

Este artigo apresenta uma metapesquisa sobre reformas educacionais. Inspira-se no Enfoque das Epistemologias da Política Educacional (EEPE), e os dados referem-se a teses de Doutorado em Educação (2000-2017). Foram utilizados como indicadores: quantidade de teses, ano de publicação, procedência dos autores, vínculo institucional, tematização, tipo de pesquisa e sua abrangência, contexto de análise, perspectivas epistemológicas, autores referência e conceitos principais. As análises revelam que o estudo da reforma envolve aspectos sociais, culturais e históricos, e, tradicionalmente, sua lente de análise é progressista. Todavia, em virtude da complexidade desse fenômeno, os pesquisadores adotam múltiplas matrizes epistemológicas para qualificar a investigação e a compreensão do tema.

Palavras-chave: Reforma educacional. Epistemologias. Metapesquisa.

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Biografia do Autor

Roberta Freire Bastos, Secretaria de Educação do Estado do Espírito Santo - SEDU

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Mestra em Educação e Graduada em Pedagogia (UFES). É integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais (NEPE) do Centro de Educação da UFES. Atua como pedagoga na Prefeitura Municipal de Vitória (PMV) e na Secretaria de Educação do Estado do Espírito Santo (SEDU). 

Eliza Bartolozzi Ferreira, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

 Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais e pós-doutoramento na École Normale Supérieure de Lyon/França. Professora Titular da Universidade Federal do Espírito Santo e do Programa de Pós-Graduação em Educação e bolsista produtividade PQ/CNPq. 

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Publicado

04-07-2024

Como Citar

Freire Bastos, R., & Bartolozzi Ferreira, E. (2024). Pesquisas sobre reforma educacional no Brasil:: contribuições teórico-metodológicas a partir de teses de doutorado em Educação. Horizontes, 42(1), e023107. https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1755