Escola na liquidez dos tempos: dilemas e desafios
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v32i2.177Palavras-chave:
cotidiano escolar, práticas educacionais, tempos líquidos, utopiaResumo
Resumo
A pesquisa de caráter qualitativo acompanhou o cotidiano de uma escola pública por dois anos. À medida que o trabalho de campo e a narrativa construída concomitantes à investigação se desenrolavam, diversos acontecimentos nos levaram a perguntar: que parâmetros estavam balizando a dinâmica dessa escola? A partir do conceito de pós-modernidade como tempos líquidos e as metáforas do jardineiro, guarda-caça e caçador, a nosso ver a escola era atravessada por um dilema intrínseco ao seu projeto de construir uma escola democrática: comportar ao mesmo tempo perspectivas de natureza incompatíveis. Ou seja, sustentar uma utopia em tempos líquidos. E mais, com uma estratégia que, em essência, reproduzia características desses mesmos tempos.
Palavras-chave: cotidiano escolar; práticas educacionais; tempos líquidos; utopia.
Liquidity in the school of the times: challenges and dilemmas
Abstract
The qualitative study followed the daily life of a public school for two years. As the field work and research constructed narrative unfolded, several events have led us to ask: what parameters were underlain the dynamics of this school? From the concept of postmodernity as liquid times, and the metaphor of the gardener, gamekeeper and huntsman, in our opinion the school was crossed by a dilemma intrinsic to his project of building a democratic school: include the same time prospects of nature incompatibles. That is, holding an utopian in liquid times. And further, with a strategy that essentially reproduced characteristics of those times.
Keywords: daily school; educational practices; liquid times; utopian.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal, desde que através do link da Horizontes) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) O trabalho para submissão deve ser acompanhado por uma carta escaneada assinada por todos os autores, informando que o trabalho não foi enviado para nenhum outro periódico e que acatam as normas contidas nas Diretrizes da Horizontes.