Ensino técnico de nível médio: momentos de prestígio e de esquecimento se alternando durante a história da educação profissional no Brasil

Autores

  • Aline Graciele Mendonça Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Campus Birigui

DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v32i2.178

Palavras-chave:

História da Educação, Educação Profissional, Ensino técnico

Resumo

Resumo
Baseado em um recorte da pesquisa desenvolvida no programa de mestrado em educação apresentado à Universidade Estadual de Londrina pela autora deste trabalho, o estudo teórico teve como foco apresentar a historicidade da educação profissional abordando o ensino técnico de nível médio. Buscou-se responder ao seguinte problema: Como se constituiu ao longo dos tempos a educação profissional de nível médio? O objetivo foi fazer um resgate histórico do ensino técnico de nível médio no decorrer da história da educação profissional. Trata-se de um estudo bibliográfico, desenvolvido no modelo descritivo com base principalmente em Cunha (2005, 2000), Manfredi (2002) e Santos (2011). Evidenciou-se que a história do ensino técnico de nível médio foi marcada por momentos de valorização e de desvalorização produzidos conforme o momento político/econômico que o país apresentava, com políticas públicas fragmentadas movidas pelos interesses capitalistas.
Palavras-chave: História da Educação; Educação Profissional; Ensino técnico.

Middle level of technical education: the prestigious and oblivion for switching during the history of vocational education in Brazil
Abstract
Based on part of a research conducted in the master's program in education presented to the State University of Londrina by the author of this work , the theoretical study focused on presenting the historicity of professional education covering the mid-level technical education. We sought to answer the following problem: How constituted over time vocational high school education? The goal was a historical survey of mid-level technical education throughout the history of vocational education. This is a bibliographic study over the descriptive model based mainly in Cunha (2005 , 2000), Manfredi (2002 ) and Santos (2011) . It was evident that the history of mid-level technical education was marked by moments of appreciation and devaluation produced as political / economic times that the country had , with piecemeal policies driven by capitalist interests .
Key words: History of Education; Vocational Education; Technical education.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Graciele Mendonça, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Campus Birigui

Mestre em educação pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Possui graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia e especialização/ pós graduação lato sensu: Produção de Texto na Escola. Atua como docente no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Campus Birigui.

Downloads

Publicado

2014-12-30

Como Citar

Mendonça, A. G. (2014). Ensino técnico de nível médio: momentos de prestígio e de esquecimento se alternando durante a história da educação profissional no Brasil. Horizontes, 32(2). https://doi.org/10.24933/horizontes.v32i2.178