Ensino técnico de nível médio: momentos de prestígio e de esquecimento se alternando durante a história da educação profissional no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v32i2.178Palavras-chave:
História da Educação, Educação Profissional, Ensino técnicoResumo
Resumo
Baseado em um recorte da pesquisa desenvolvida no programa de mestrado em educação apresentado à Universidade Estadual de Londrina pela autora deste trabalho, o estudo teórico teve como foco apresentar a historicidade da educação profissional abordando o ensino técnico de nível médio. Buscou-se responder ao seguinte problema: Como se constituiu ao longo dos tempos a educação profissional de nível médio? O objetivo foi fazer um resgate histórico do ensino técnico de nível médio no decorrer da história da educação profissional. Trata-se de um estudo bibliográfico, desenvolvido no modelo descritivo com base principalmente em Cunha (2005, 2000), Manfredi (2002) e Santos (2011). Evidenciou-se que a história do ensino técnico de nível médio foi marcada por momentos de valorização e de desvalorização produzidos conforme o momento político/econômico que o país apresentava, com políticas públicas fragmentadas movidas pelos interesses capitalistas.
Palavras-chave: História da Educação; Educação Profissional; Ensino técnico.
Middle level of technical education: the prestigious and oblivion for switching during the history of vocational education in Brazil
Abstract
Based on part of a research conducted in the master's program in education presented to the State University of Londrina by the author of this work , the theoretical study focused on presenting the historicity of professional education covering the mid-level technical education. We sought to answer the following problem: How constituted over time vocational high school education? The goal was a historical survey of mid-level technical education throughout the history of vocational education. This is a bibliographic study over the descriptive model based mainly in Cunha (2005 , 2000), Manfredi (2002 ) and Santos (2011) . It was evident that the history of mid-level technical education was marked by moments of appreciation and devaluation produced as political / economic times that the country had , with piecemeal policies driven by capitalist interests .
Key words: History of Education; Vocational Education; Technical education.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal, desde que através do link da Horizontes) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) O trabalho para submissão deve ser acompanhado por uma carta escaneada assinada por todos os autores, informando que o trabalho não foi enviado para nenhum outro periódico e que acatam as normas contidas nas Diretrizes da Horizontes.