Entre hinos, bandeiras e heróis: imigração européia, classe operária e a constituição da nacionalidade nos grupos escolares da cidade de Santos
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v32i2.179Palavras-chave:
educação popular, classe trabalhadora, imigração europeiaResumo
Resumo
O presente estudo analisa, em uma perspectiva histórica, o papel exercido pelo sistema público de educação no Estado de São Paulo nas primeiras décadas do século XX na incorporação e assimilação da população estrangeira, majoritariamente europeia, vinculada ao movimento operário. A investigação utilizará como estudo de caso a cidade portuária de Santos, no litoral paulista, município caracterizado por expressivo contingente de imigrantes provenientes da Península Ibérica e pela presença de combativa classe operária, principalmente associada a atividades portuárias e à construção civil. A pesquisa tem por objetivo discutir o espaço ocupado pelas iniciativas estatais de educação popular em Santos durante as décadas de 1910 e 1920 e a sua relação com o discurso, traduzido em políticas públicas, nacionalista de absorção do estrangeiro pertencente à classe trabalhadora. O estudo procura ainda analisar as formas de resistência encontradas pelos destinatários das ações reformistas do período, dentro e fora dos muros das instituições escolares.
Palavras-chave: educação popular; classe trabalhadora; imigração europeia.
Among hymns, flags and heroes: European immigration, working class and the establishment of nationality in school groups of Santos city
Abstract
This study analyzes, from a historical perspective, the role played by public education system in the state of Sao Paulo in the first decades of the twentieth century in the incorporation and assimilation of the foreign population, mostly European, linked to the labor movement. The research developed a case study of the port city of Santos, on the coast, municipality wherein significant number of immigrants from the Iberian Peninsula and the presence of militant working class, mainly associated with port activities and construction. The research aims to discuss the space occupied by state initiatives for popular education in Santos during 1910s and 1920s and their relationship with the speech, translated into public policy, foreign absorption nationalist working-class. The study seeks to analyze the forms of resistance encountered by the recipients of the reformist actions of the period, both inside and outside the walls of educational institutions.
Keywords: popular education; working class; European immigration.
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