Estudo de caso com professores de matemática da EJA e suas práticas letivas
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v31i1.18Resumo
Neste trabalho, que representa um recorte de uma pesquisa de Mestrado sobre as práticas profissionais de professores de matemática da EJA, apresentaremos as práticas letivas de gestão curricular, tarefas e materiais, comunicação e avaliação. Através de um estudo de caso com três professores, desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa, cujos instrumentos investigativos foram as observações de campo, as entrevistas semiestruturadas e a aplicação de questionários. Nosso estudo indicou que as práticas de gestão curricular são determinadas por um
estilo de ensino direto e expositivo, baseado na resolução de exercícios. Em relação às tarefas propostas os professores pouco recorrem a outros materiais didáticos, além do quadro e do giz, e raramente utilizam o livro
didático. A comunicação na sala de aula é unívoca, algumas vezes complementada por metáforas inadequadas, principalmente, no ensino de álgebra. As práticas de avaliação dos alunos são, predominantemente, focadas na função sumativa.
Palavras-chave: Educação Matemática; Práticas Letivas; Educação de Jovens e Adultos.
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