Esvaziamento do conhecimento objetivo e formação escolar para a empregabilidade

uma análise a partir da pedagogia histórico-crítica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1823

Palavras-chave:

Educação Escolar, Conhecimento Objetivo, Relação Público-Privado, Formação Neoliberal, Pedagogia Histórico-Crítica

Resumo

Este estudo procura, via pesquisa teórico-bibliográfica, problematizar a relação entre esvaziamento do conhecimento objetivo na educação escolar e a formação para a empregabilidade. Parte-se da hipótese de que a formação escolar brasileira vigente está direcionada predominantemente para uma formação em proveito da empregabilidade. O objetivo é explicitar criticamente pressupostos sobre a formação escolar direcionada para a empregabilidade, mais precisamente sobre determinadas estratégias didático-pedagógicas hegemônicas em prol do mercado de trabalho. Por meio do materialismo histórico e dialético e da pedagogia histórico-crítica, confirma-se a hipótese aventada, pois o avanço de interesses privados na educação escolar ocorre por meio de uma relação promíscua entre o público e o privado.

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Biografia do Autor

Matheus Bernardo Silva, Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC

Doutor em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professor no Programa de Pós-Graduação em Educação da UNESC. Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Formação Humana e Prática Pedagógica (GEFHP/CNPq).

Alysson Fernandes dos Santos, Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC

Acadêmico do Curso de Pedagogia da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq), e membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Formação Humana e Prática Pedagógica (GEFHP/CNPq).

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Publicado

23-10-2024

Como Citar

Bernardo Silva, M., & Fernandes dos Santos, A. (2024). Esvaziamento do conhecimento objetivo e formação escolar para a empregabilidade: uma análise a partir da pedagogia histórico-crítica. Horizontes, 42(1), e023131. https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1823

Edição

Seção

Seção Temática: Os reformadores empresariais da educação e o ensino de Ciências Sociais e Humanas: uma discussão a partir da Pedagogia Histórico-Crítica