História e alfabetização:

articulações possíveis a partir das contribuições de professores dos anos iniciais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1828

Palavras-chave:

Educação Básica, Anos Iniciais, Ensino de História, Alfabetização, Pedagogia Histórico-Crítica

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar as concepções docentes sobre a possibilidade de articular o ensino de História e a Alfabetização nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Os procedimentos metodológicos foram: a constituição de um Grupo Colaborativo de Estudos com professores de um município do interior do estado de São Paulo e a realização de entrevistas semiestruturadas. A análise das respostas foi feita a partir do referencial da Pedagogia Histórico-Crítica. Foi identificada uma preocupação dos professores em relação ao planejamento da disciplina de História, por conta do pouco tempo para se trabalhar a disciplina em virtude da preparação dos alunos para avaliações externas. Constatou-se ainda a possibilidade de articular o ensino de História e o processo de Alfabetização, fundamentados pela Pedagogia Histórico-Crítica.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ligia Aparecida Ramos, Secretaria Municipal de Educação de Ipaussu/SP

Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). Professora da Rede Municipal de Educação de Ipaussu/SP.

Vanessa Campos Mariano Ruckstadter, Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Professora Associada da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), campus Jacarezinho (CJ) e do Programa de P´ós-Graduação em Educação e do curso de Pedagogia da UENP/CJ

Flávio Massami Martins Ruckstadter, Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Professor Associado da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP).

Referências

ASSIS, G.A. de; RUCKSTADTER, V. C. M.; NODA, M. Ensino de História na formação das crianças dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: desafios e possibilidades. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 22, n. 00, p. e022015, 2022. DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8666523

CRUZ, G. T. D. A seleção de conteúdos e fontes e a importância do conhecimento histórico. In: SOUZA, D. dos S. CRUZ, G. T.D. Fundamentos Teóricos e Práticos do Ensino de História. Curitiba: IESDE, Brasil S.A., 2009.

DANGIÓ, M. C. S.; MARTINS, L. M. A alfabetização sob o enfoque histórico-crítico: contribuições didáticas. Campinas, SP: Autores Associados, 2018.

DUARTE, N. Educação Escolar, teoria do cotidiano e a escola de Vigotski. 4 ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2007.

DUARTE, N. A Pedagogia Histórico-Crítica e a Formação da Individualidade para si. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 5, n. 2, p. 59-72, dez. 2013.

DUARTE, N. Lukács e Saviani: a ontologia do ser social e a Pedagogia Histórico-Crítica. In: SAVIANI, D.; DUARTE, N. (orgs.). Pedagogia histórico-crítica e a luta de classes na educação escolar. 1. reimpr. Campinas, SP: Autores Associados, 2015.

FONSECA, S. G. Fazer e ensinar História. Belo Horizonte: Dimensão, 2009a.

FONSECA, S. G. É possível alfabetizar sem “história”? Ou ... Como ensinar história alfabetizando? In: FONSECA, S. G. (org.). Ensino fundamental: conteúdos, metodologias e práticas. Campinas, SP: Átomo & Alínea, 2009b, p.241-266.

FRANCO, A. de F.; MARTINS, L. M. Palavra escrita: vida registrada em letras a alfabetização para além da Política Nacional de Alfabetização (PNA). Goiânia-GO: Phillos Academy, 2021.

GALVÃO, A.C.; LAVOURA, T. N.; MARTINS. L. M. Fundamentos da Didática Histórico-Crítica. Campinas, SP: Autores Associados, 2019.

IPAUSSU. Secretaria Municipal de Educação. Proposta Pedagógica da Rede Municipal de Ensino de Ipaussu. Ipaussu, SP, 2022. 37 p.

IVO, A. A.; HYPOLITO, Á. M. Políticas gerenciais em educação: efeitos

sobre o trabalho docente. Currículo sem Fronteiras, v. 15, n. 2, p. 365-379, maio/ago. 2015.

MARSIGLIA, A. C. G.; SAVIANI, D. Prática pedagógica alfabetizadora à luz da Psicologia Histórico-Cultural e da Pedagogia Histórico-Crítica. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 22, n. 1, p. 3-13, jan./mar. 2017. DOI: https://doi.org/10.4025/psicolestud.v22i1.31815

MARTINS, A. S.; PINA, L. D. Mercantilização da educação, escola pública e trabalho educativo: uma análise a partir da Pedagogia Histórico-Crítica. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 20, p. 1-21, 2020. DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v20i0.8657754

MARTINS, L. M.; MARSIGLIA, A.C. G. As perspectivas construtivista e histórico-crítica sobre o desenvolvimento da escrita. Campinas, SP: Autores Associados, 2015.

MARTINS, L. M.; CARVALHO, B.; DANGIÓ, M. C. S. O processo de alfabetização: da pré-história da escrita a escrita simbólica. Psicologia Escolar e Educacional, São Paulo, v. 22, n. 2, maio/ago. 2018. p. 337-346.

MARX, K.; ENGELS, F. A ideologia alemã. São Paulo: Boitempo, 2007.

MORTATTI, M. do R. L. Os sentidos da alfabetização: São Paulo – 1876/1994. 2. ed. São Paulo: Editora Unesp, 2021.

PAULO NETTO, J.; BRAZ, M. Economia política: uma introdução crítica. São Paulo: Cortez, 2006.

PASSOS, L. F. Práticas Formativas em Grupos Colaborativos: das ações compartilhadas à construção de novas profissionalidades. In: ANDRÉ, M. (org.). Práticas Inovadoras na Formação de Professores. Campinas, SP: Papirus, 2016. p. 165-188.

RAMOS, L. A. A importância do Ensino de História nos Anos Iniciais da Educação Básica: uma articulação entre o Ensino de História, Alfabetização e Pedagogia Histórico-Crítica. 179 f. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação Básica) – Universidade Estadual do Norte do Paraná., Jacarezinho, 2022.

RAMOS, L. A; RUCKSTADTER, V. C. M. A importância do ensino de história nos anos iniciais da educação básica: uma articulação entre Ensino de História, Alfabetização e Pedagogia Histórico-Crítica. In: SEMINÁRIO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DO PPED/UENP, 3, 2021. Anais [...]. Jacarezinho, 2021.

RAMOS, L. A; RUCKSTADTER, V. C. M. Roteiro para organização de Grupos Colaborativos de Estudos a partir da Pedagogia Histórico-Crítica, 2022. Disponível em: https://uenp.edu.br/mestrado-educacao-tcc-pe/trabalhos-de-conclusao-2022-2/24709-ligia-aparecida-ramos-1/file. Acesso em: 04 out. 2024.

SAVIANI, D. Escola e democracia. 2. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 1984.

SAVIANI, D. Pedagogia Histórico-Crítica: primeiras aproximações. 11. ed. Ver. Campinas, SP: Autores Associados, 2013.

SAVIANI, D. Marxismo, Educação e Pedagogia. In: SAVIANI, D.; DUARTE, N. (orgs.). Pedagogia histórico-crítica e a luta de classes na educação escolar. 1. reimpr. Campinas, SP: Autores Associados, 2015.

SAVIANI, D. Como avançar? Desafios teóricos e políticos da Pedagogia Histórico-Crítica hoje. In: PASQUALINI, J. C.; TEIXEIRA, L. A.; AGUDO, M. de M. (org.). Pedagogia histórico-crítica: legado e perspectivas. 1ª Edição Eletrônica. Uberlândia-MG: Navegando Publicações, 2018.

SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica, quadragésimo ano: novas aproximações. Campinas, SP: Autores Associados, 2019.

SAVIANI, D. Educação escolar, currículo e sociedade: o problema da Base Nacional

Comum Curricular. In: MALANCHEN, J.; MATOS, N. S. D.; ORSO, P. J. (org.). A pedagogia Histórico-Crítica, as Políticas Educacionais e a Base Nacional Comum Curricular. Campinas, SP: Autores Associados, 2020.

TOTH, D. F. A realidade local como objeto de aprendizagem nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: uma experiência a partir da Pedagogia Histórico-Crítica. 140 f. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação Básica) – Universidade Estadual do Norte do Paraná, Jacarezinho, 2022.

Downloads

Publicado

08-11-2024

Como Citar

Ramos, L. A., Ruckstadter, V. C. M., & Ruckstadter, F. M. M. (2024). História e alfabetização:: articulações possíveis a partir das contribuições de professores dos anos iniciais. Horizontes, 42(1), e023140. https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1828

Edição

Seção

Seção Temática: Os reformadores empresariais da educação e o ensino de Ciências Sociais e Humanas: uma discussão a partir da Pedagogia Histórico-Crítica