Avaliação educacional: velhos embates, novas disputas

Editorial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1866

Resumo

.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luana Ferrarotto, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP

Doutorado em Educação (Unicamp). É professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, campus Bragança Paulista. Pesquisadora do Ares (Avaliação e Relações Escolares) do IFSP-Bragança Paulista.

Marta Fernandes Garcia, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP

 Doutora em Educação (Unicamp). Professora do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), campus Cubatão. Pesquisadora do grupo de pesquisa Avaliação e Relações Escolares - ARES/ IFSP, do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior - Unicamp e do Laboratório de Inovações Tecnológicas Aplicadas na Educação - Unicamp. 

Jean Douglas Zeferino Rodrigues, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP

Doutor em educação pela Unicamp. Mestre em Educação pelo programa de pós-graduação em Educação Escolar da UNESP Campus de Araraquara. É coordenador do Grupo de Pesquisa Avaliação e Relações Escolares (Ares). Professor do IFSP Campus Campinas.

Manuela Terrasêca, Universidade do Porto - UP

Doutora em educação.  Professora da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto / Portugal.

Referências

AU, W. Teaching under the new Taylorism: high‐stakes testing and the standardization of the 21st century curriculum. Journal of Curriculum Studies, v. 43, n. 1, p. 25-45, 2011. DOI: https://doi.org/10.1080/00220272.2010.521261

BETINI, G. A. Avaliação institucional em escolas públicas de ensino fundamental de Campinas. 2009. 394 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2009.

DALE, R. Globalização e educação: demonstrando a existência de uma “cultura educacional mundial comum” ou localizando uma “agenda globalmente estruturada para a educação”? Educação & Sociedade, Campinas, v. 25, n. 87, p. 423-460, 2004. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302004000200007

DURLI, Z.; SCHNEIDER, M. P. Regulação do currículo no Ensino Fundamental de 9 anos. Contrapontos, Florianópolis, v. 11, n. 2, p. 170-178. 2011. Disponível em: <https://periodicos.univali.br/index.php/rc/article/view/2665> . Acesso em: 02 mar. 2024.

FERRAROTTO, L. GARCIA, M. F. O lugar da avaliação nos Projetos Pedagógicos das licenciaturas em Matemática de uma instituição pública de São Paulo. Revista Brasileira de Educação, v. 29, e290040, 2024. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782024290040

FREITAS, L. C. Crítica da organização do trabalho pedagógico e da didática. Campinas - SP, Papirus, 1995.

FREITAS, L. C. et al. Avaliação educacional: caminhando na contramão. Petrópolis- RJ: Vozes, 2014.

HADJI, C. Avaliação desmistificada. Porto Alegre: Artmed, 2001.

LAVAL, C. A escola não é uma empresa: o neoliberalismo em ataque ao ensino público. Londrina: Planta, 2004.

LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem: componente do ato pedagógico. São Paulo: Cortez, 2011.

MAUÉS, O. C.; COSTA, M. C. S. A OCDE e a formação docente: a Talis em questão. Revista Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v 16; n. 41, p. 99-124, 2020. DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i41.7255

MENEGÃO, R. de C. S. G. Os impactos da avaliação em larga escala nos currículos escolares. Práxis Educativa, Ponta Grossa, PR, v. 11, n. 3, p. 641-656, set./dez. 2016. DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.11i3.0007

RAVITCH, D. A morte e vida do grande sistema escolar americano. Porto Alegre, RS: Sulina, 2011.

RODRIGUES, J. D. Z. Gerencialismo e responsabilização: repercussões para o trabalho docente. Curitiba: Appris, 2020.

SILVA, M. A. Qualidade social da educação pública: algumas aproximações. Cadernos CEDES, Campinas, SP, v. 29, n. 78, p. 216-226, 2009. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-32622009000200005

VILLAS BOAS, B. M. F. Compreendendo a avaliação formativa. In: VILLAS BOAS, B. M. F. (Org.). Avaliação formativa: práticas inovadoras. Campinas: Papirus, 2011.

VILLAS BOAS, B.M.F.; SOARES, S. L. O lugar da avaliação nos espaços de formação de professores. Cadernos Cedes, Campinas, v. 36, n. 99, p. 239-254, 2016. DOI: https://doi.org/10.1590/CC0101-32622016160250

Downloads

Publicado

26-06-2024

Como Citar

Ferrarotto, L., Fernandes Garcia, M. ., Zeferino Rodrigues, J. D., & Terrasêca, M. (2024). Avaliação educacional: velhos embates, novas disputas: Editorial. Horizontes, 42(1), e023092. https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1866

Edição

Seção

Seção Temática: Avaliação educacional: velhos embates, novas disputas