Identidade Linguística e Currículo de Língua Portuguesa

Autores

  • Tamara Véras de Bitencourt Mestranda do Programa de Pós-Graduação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – (PUCRS), Porto Alegre.

DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v31i2.2

Resumo

Este trabalho visa à problematização do currículo de Língua Portuguesa na Educação Básica, tendo como base os Estudos Culturais, bem como à reflexão sobre o processo de subjetivação por que passam os alunos para os
quais este currículo é pensado. Partindo-se do pressuposto de que há uma recorrente queixa em relação às habilidades linguísticas dos discentes brasileiros, faz-se necessário pensar de que modo a identidade linguística dos sujeitos tem sido negligenciada nos espaços escolares, reforçando o preconceito linguístico e a exclusão.
Propõe-se  um repensar  o  Currículo  de  Língua  Portuguesa,  a  fim de  que  sejam elucidadas  as  habilidades linguísticas a serem desenvolvidas na busca de uma educação de qualidade.
Palavras-chave: Currículo; Multiculturalismo; Identidade linguística.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

30-12-2013

Como Citar

Bitencourt, T. V. de. (2013). Identidade Linguística e Currículo de Língua Portuguesa. Horizontes, 31(2). https://doi.org/10.24933/horizontes.v31i2.2