Práticas de Si a partir da Hermenêutica do Sujeito de Michel Foucault

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v43i1.2006

Palavras-chave:

Cuidado de si, Dizer verdadeiro, Governo, Estética da existência, Ética

Resumo

Trata-se de um levantamento sobre os elementos das práticas de si no curso de Foucault (1982). Nesse contexto da cultura greco-romana, aborda duas ideias preciosas para pensar a formação: o cuidado de si e o dizer verdadeiro. O modo como descreve essas práticas de si permite tomar o currículo e o modo como ele é compreendido no processo de formação de si e de formação do outro. Nesse jogo, o formador ensina e é transformado pelas práticas que conformam a estética da existência e o domínio ou o governo de si e dos outros. Parte-se da leitura do curso para tomar o próprio discurso foucaultiano, gravado, transcrito, traduzido e integrado pelo editor. Assim, verifica-se o cuidado de si e o dizer verdadeiro como elementos que conformam a prática do cuidador autônomo e zeloso de si e dos outros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

David da Silva Pereira, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Pós-doutor em Educação (Filosofia e História da Educação) - FE-Unicamp.  Doutor em Ciência Política - IFCH/ Unicamp. Mestre em Educação - FE-Unicamp. Mestre em Geografia Humana - IFCH-USP.

Fernando Henrique Ribeiro Lima, Faculdade Educacional da Lapa

 Mestre em Letras na área de Estudos Linguísticos  pela Universidade Estadual de Maringá - UEM. 

Leonardo Henrique Barbosa, Secretaria Municipal de Educação Narandiba/SP

 Mestrando em Educação da FCT/UNESP, Presidente Prudente/SP.

Referências

BAKHTIN, M. M.; VOLÓCHINOV, M. M. Marxismo e Filosofia da Linguagem, 6. ed. São Paulo: Hucitec, 1992 [1929].

BAKHTIN, M. M. Estética da Criação Verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2011.

FOUCAULT, M. A Hermenêutica do Sujeito, 3. ed., 3. tir. São Paulo: Martins Fontes, 2014.

FOUCAULT, M. “Aula de 5 de janeiro de 1983 - 1a. hora e 2a. horas”. In: FOUCAULT, M. O Governo de Si e dos Outros, 1. ed., 4. tir. São Paulo: Martins Fontes, 2018, p. 4-39.

FOUCAULT, M. “A Escrita de Si”. In: MOTTA, M. B. (Org.). Foucault - Ética, Sexualidade, Política. 3. ed. Rio de Janeiro: GEN/Forense Universitária, 2017 [1983], p. 141-57 (Ditos & Escritos, V).

FOUCAULT CONTRA FOUCAULT. Produção: François Caillat, 2014. Duração 53’19”. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=a0wOMHBEWs0. Acesso em 02 set. 2024.

SAVIANI, D. Escola e Democracia: polêmica do novo tempo. 9. ed. Campinas: Autores Associados, 2003.

VEIGA-NETO, A. Foucault & a Educação, 2. ed., 1. reimpr. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

Downloads

Publicado

05-12-2025

Como Citar

da Silva Pereira, D., Lima, F. H. R., & Barbosa, L. H. (2025). Práticas de Si a partir da Hermenêutica do Sujeito de Michel Foucault. Horizontes, 43(1), e023236. https://doi.org/10.24933/horizontes.v43i1.2006