Atravessando pensamentos: diferença, différance, criança pequena e infância
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v33i2.207Palavras-chave:
educação infantil, infância, diversidade, diferençaResumo
Resumo
O propósito deste ensaio é partilhar com os leitores interrogações e pensamentos acerca das muitas questões que afetam o debate contemporâneo sobre a educação da criança pequena no Brasil, a partir da ascensão das ideias de diversidade e diferença. Para tanto, levantamos alguns artigos que tratam de tais temáticas com ênfase nos discursos enunciados nas políticas públicas brasileiras para infância, como os de autoria de Rodrigues e Abramowicz (2013), Coppete, Fleuri & Stoltz (2012), Abramowicz, Rodrigues e Cruz (2011), Abramowicz, Levcovitz e Rodrigues (2009), Abramowicz (2003), entre outros, em que pretendemos discorrer o debate, ancorando nossas proposições nas ideias de Jacques Derrida e seus leitores. No que tange às políticas públicas para as crianças e a infâncias no Brasil, optamos por dialogar com a legislação atual no que tange às diretrizes para organização do currículo nas creches e pré-escolas brasileiras.
Palavras-chave: educação infantil; infância; diversidade; diferença.
Crossing thoughts: difference, differance, toddler and childhood
Abstract
The purpose of this essay is to share with the readers’ questions and thoughts about the many issues affecting the contemporary debate about the education of young children in Brazil, from the rise of diversity and difference of ideas. Therefore, we raise some articles dealing with such issues with emphasis on speeches set out in Brazilian public policies to childhood, as written by Rodrigues and Abramowicz (2013), Coppete, Fleuri & Stoltz (2012), Abramowicz, Rodrigues and Cruz (2011), Abramowicz, Levcovitz and Rodrigues (2009), Abramowicz (2003), among others, in which we intend to discuss the debate, anchoring our propositions on Jacques Derrida's ideas and their readers. With regard to public policies for children and childhood in Brazil, we opted for dialogue with the current legislation regarding the guidelines for the organization of the curriculum in Brazilian kindergartens and preschools.
Keywords: childhood education; childhood; diversity; difference.
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Referências
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