Cidadania global e justiça socioambiental na educação latino-americana:

encontros e desencontros

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v43i1.2122

Palavras-chave:

Cidadania Global, Justiça socioambiental, Educação

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Biografia do Autor

Sandro de Castro Pitano , Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor Associado do Instituto de Educação (IE) e do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental (ME/DO) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Atualmente é bolsista de produtividade do CNPq/Educação, coordenador do GT6 Educação Popular da ANPED (2024-2025), pesquisador associado da Cátedra Unesco Educação para a cidadania global e justiça socioambiental.

Danilo Streck, Universidade de Caxias do Sul - UCS

Doutorado em Fundamentos Filosóficos da Educação - Rutgers - The State University of New Jersey, EUA. Estágio de pós-doutorado na Universidade da Califórnia, Los Angeles, e no Max-Planck Institute for Human Development, em Berlim. É professor da Universidade de Caxias do Sul (UCS).

 

Fabiana Rodrigues de Sousa, Universidade São Francisco

Doutora e Mestra em Educação com estágio pós-doutoral no Centro de Educação e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Carlos (CECH/UFSCar). Docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação e do curso de Pedagogia da Universidade São Francisco (USF). Vice-coordenadora do GT6 Educação Popular da ANPEd.

Nicolás Aguilar-Forero, Universidad de Los Andes- UNIANDES

Doutor em Ciências Sociais, Infância e Juventude. Mestre em Estudos Culturais, Antropólogo e Profissional em Linguagens e Estudos Socioculturais. Com conhecimentos em teorias antropológicas e em diversos campos teóricos: pedagogias críticas, estudos culturais, estudos decoloniais, estudos feministas e de gênero, estudos sociais em ciência e tecnologia, estudos sobre infância e juventude, entre outros. Com experiência de pesquisa em temas relacionados à construção da paz e à memória histórica, à ação coletiva juvenil, à educação para a cidadania global e aos vínculos entre inovação, pesquisa e educação.

Referências

FREIRE, P. A importância do ato de ler: Em três artigos que se completam. São Paulo: Autores Associados, 1989.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 67.ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2019.

UNESCO. Global citizenship education: topics and learning objectives. Paris: Unesco, 2015. DOI: https://doi.org/10.54675/DRHC3544 ris: Unesco, 2015

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Publicado

02-07-2025

Como Citar

Pitano , S. de C., Streck, D., Sousa, F. R. de, & Aguilar-Forero, N. (2025). Cidadania global e justiça socioambiental na educação latino-americana:: encontros e desencontros. Horizontes, 43(1), e023186. https://doi.org/10.24933/horizontes.v43i1.2122

Edição

Seção

Seção Temática: Cidadania global e justiça socioambiental na educação latino-americana: encontros e desencontros