Contradições no/do cotidiano escolar: professores e alunos com deficiência diante do ensino na diversidade
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v33i2.245Palavras-chave:
Diversidade, Perspectiva Histórico-Cultural, Educação Especial, Deficiência Intelectual, Cotidiano EscolarResumo
Resumo
A partir do referencial teórico histórico-cultural do desenvolvimento humano e de conceitos bakhtinianos de interação dialógica e do ato responsável, temos como objetivos neste texto compreender como professores de alunos com deficiência intelectual têm se posicionado diante do ensino na diversidade, que concepções sobre deficiência orientam seu fazer docente e como avaliam seu trabalho com estes alunos. Para responder a tais questões, analisamos encontros entre professores do Ensino Fundamental II e pesquisadores vinculados a instituições de ensino superior, em um processo de reuniões colaborativas. Foram trazidos recortes dessas falas docentes, construídos em dois episódios. Como resultados, compreendemos que os educadores têm conhecimento do que lhes cabe ensinar, no entanto, revelam o conflito em que vivem, trazendo as marcas de uma construção social da deficiência. Avaliamos que os encontros na perspectiva colaborativa podem possibilitar reflexões que permitam aos professores pensar sobre suas ações pedagógicas no ensino da diversidade.
Palavras-chave: Diversidade. Perspectiva Histórico-Cultural. Educação Especial. Deficiência Intelectual.
Cotidiano Escolar.
Contradictions in/from school life: teachers and students with disabilities in face of diversity teaching
Abstract
Based on the cultural historical theory of human development and on Bakhtinian concepts of dialogic
interaction and responsible act, it is our aim to understand how teachers of students with intellectual disabilities see education in diversity, what conceptions of disability guide their teaching and how they evaluate their work with these students. To answer these questions, we analyzed meetings between Secondary Schoolteachers and researchers linked to institutions of higher education in a process of collaborative meetings. We herein present clippings of the teachers’ speeches, built in two episodes. As a result, we understand that educators are aware of what they must teach, however, they reveal the conflict in which they live, bringing the marks of asocial construction of disability. We conclude that meetings in a collaborative perspective can produce reflections that allow teachers to think about their educational actions in the teaching of diversity.
Keywords: Diversity. Cultural Historical Perspective. Special Education. Intellectual Disabilities. School life.
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