Tolerância e diversidade: dos princípios liberais clássicos à política educacional dos anos de 1990
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v33i2.257Palavras-chave:
Tolerância, Diversidade Cultural, Política Educacional, anos de 1990Resumo
Resumo
Em decorrência da crise econômica mundial atual e dos conflitos sociais, as discussões sobre tolerância têm ocupado lugar central nas definições das políticas públicas governamentais, especialmente nas educacionais. A partir de estudos bibliográficos e documentais, nosso objetivo neste texto é discutir as bases, os fundamentos e as motivações históricas das discussões em torno do tema. Retomando a ideia liberal clássica de tolerância, elaborada no período de formação da sociedade capitalista, analisamos a revitalização de seus princípios nas políticas educacionais internacionais e nacionais produzidas a partir dos anos de 1990. Destacamos que, ao formulá-las, os organismos internacionais, como a ONU e uma de suas principais agências, a UNESCO, têm como finalidade promover a coesão social.
Palavras-chave: tolerância, diversidade, política educacional, anos de 1990.
Tolerance and diversity: from the classical liberal principles to the educational policy of the 1990s
Abstract
Due to the current global economic crisis and social conflicts arising from it, discussions about tolerance have occupied central place in the definitions of government policies, reaching directly to education. From bibliographic and documentary studies, our goal in this paper is to discuss the bases, the foundations and the historical motivations of the discussions around the theme. Returning to the classical liberal idea of tolerance developed in the formative period of capitalist society, we analyze the revitalization of its principles in international and national educational policies produced from the 1990s. We emphasize that when formulating them, international organizations such as the UN and one of its main agencies, UNESCO, are intended to promote social cohesion.
Keywords: tolerance, diversity, educational policy, 1990s.
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