A educação formal nas obras de Hannah Arendt e Carl. G. Jung: possíveis diálogos com a modernidade
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v31i1.26Resumo
O artigo busca, por meio de um levantamento teórico sobre as concepções de educação formal presentes na obra da filósofa Hannah Arendt e o do Psiquiatra Carl G. Jung, pai da Psicologia Analítica, refletir sobre os objetivos da Escola para tais autores e estabelecer algumas relações com jargões educacionais presentes atualmente tais como educar para mudar o mundo ou educar para o desenvolvimento de competências. Acredita-se que a Escolaem nossa época acabou por deturpar seu compromisso em apresentar o mundo às novas gerações, além de ter lançado ao esquecimento sua importância social e psíquica em levar a criança do ambiente familiar para mundo público.
Palavra chave: Educação Formal; Psicologia Analítica; Hannah Arendt.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal, desde que através do link da Horizontes) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) O trabalho para submissão deve ser acompanhado por uma carta escaneada assinada por todos os autores, informando que o trabalho não foi enviado para nenhum outro periódico e que acatam as normas contidas nas Diretrizes da Horizontes.