Práticas avaliativas na Formação Docente: Teoria e Prática
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v35i2.328Palavras-chave:
Práticas Avaliativas, Licenciatura em História, Formação Docente, Professores, Estudantes.Resumo
A compreensão do significado do planejamento, da relação ensino e aprendizagem e do processo avaliativo destinam-se aos professores e estudantes, especificamente das licenciaturas. O objeto de pesquisa constituiu-se das práticas avaliativas no Ensino Superior. Objetivamos compreender as práticas avaliativas dos professores dos cursos de licenciatura. A investigação foi de caráter documental e bibliográfico com fundamentação teórico-metodológica baseada nos escritos de Depresbiteris e Tavares, Fonseca, Viana, dentre outros. A metodologia de abordagem qualitativa foi desenvolvida mediante análise documental, entrevistas semiestruturadas e grupos focais. Constatamos que as práticas avaliativas resumiram-se a verificação dos conteúdos repassados pelos docentes aos estudantes no decorrer das disciplinas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal, desde que através do link da Horizontes) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) O trabalho para submissão deve ser acompanhado por uma carta escaneada assinada por todos os autores, informando que o trabalho não foi enviado para nenhum outro periódico e que acatam as normas contidas nas Diretrizes da Horizontes.