Práticas avaliativas na Formação Docente: Teoria e Prática

  • Maria Lourdes da Silva Neta Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - IFCE
  • Antonio Germano Magalhães Junior Universidade Estadual do Ceará - UECE
Palavras-chave: Práticas Avaliativas, Licenciatura em História, Formação Docente, Professores, Estudantes.

Resumo

A compreensão do significado do planejamento, da relação ensino e aprendizagem e do processo avaliativo destinam-se aos professores e estudantes, especificamente das licenciaturas. O objeto de pesquisa constituiu-se das práticas avaliativas no Ensino Superior. Objetivamos compreender as práticas avaliativas dos professores dos cursos de licenciatura. A investigação foi de caráter documental e bibliográfico com fundamentação teórico-metodológica baseada nos escritos de Depresbiteris e Tavares, Fonseca, Viana, dentre outros. A metodologia de abordagem qualitativa foi desenvolvida mediante análise documental, entrevistas semiestruturadas e grupos focais. Constatamos que as práticas avaliativas resumiram-se a verificação dos conteúdos repassados pelos docentes aos estudantes no decorrer das disciplinas. 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Lourdes da Silva Neta, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - IFCE
Pedagoga, Especialista em Gestão Educacional e Planejamento, Gestão e Implementação de Cursos a Distância, Mestre em Educação (PPGE/UECE), Doutoranda em Educação (PPGE/UECE) e Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). E-mail: neta.lourdes@uece.br
Antonio Germano Magalhães Junior, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Professor adjunto da UECE, leciona no programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UECE), no Curso de Mestrado em Políticas Públicas (MAPP) da UECE e do Curso de Mestrado Profissional Ensino na Saúde - CMEPES. Graduado em Pedagogia (UFC) e História (UECE). Mestre e Doutor em Educação (UFC) e Pós-Doutor (UFRN). E-mail: germano.junior@uece.br.

Publicado
2017-08-31
Como Citar
da Silva Neta, M. L., & Magalhães Junior, A. G. (2017). Práticas avaliativas na Formação Docente: Teoria e Prática. Horizontes, 35(2), 38-48. https://doi.org/10.24933/horizontes.v35i2.328
Seção
Artigos