Práticas avaliativas na Formação Docente: Teoria e Prática

Maria Lourdes da Silva Neta, Antonio Germano Magalhães Junior

Resumo


A compreensão do significado do planejamento, da relação ensino e aprendizagem e do processo avaliativo destinam-se aos professores e estudantes, especificamente das licenciaturas. O objeto de pesquisa constituiu-se das práticas avaliativas no Ensino Superior. Objetivamos compreender as práticas avaliativas dos professores dos cursos de licenciatura. A investigação foi de caráter documental e bibliográfico com fundamentação teórico-metodológica baseada nos escritos de Depresbiteris e Tavares, Fonseca, Viana, dentre outros. A metodologia de abordagem qualitativa foi desenvolvida mediante análise documental, entrevistas semiestruturadas e grupos focais. Constatamos que as práticas avaliativas resumiram-se a verificação dos conteúdos repassados pelos docentes aos estudantes no decorrer das disciplinas. 

 


Palavras-chave


Práticas Avaliativas; Licenciatura em História; Formação Docente; Professores; Estudantes.

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DOI: https://doi.org/10.24933/horizontes.v35i2.328

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