Práticas avaliativas na Formação Docente: Teoria e Prática

Authors

  • Maria Lourdes da Silva Neta Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - IFCE
  • Antonio Germano Magalhães Junior Universidade Estadual do Ceará - UECE

DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v35i2.328

Keywords:

Práticas Avaliativas, Licenciatura em História, Formação Docente, Professores, Estudantes.

Abstract

A compreensão do significado do planejamento, da relação ensino e aprendizagem e do processo avaliativo destinam-se aos professores e estudantes, especificamente das licenciaturas. O objeto de pesquisa constituiu-se das práticas avaliativas no Ensino Superior. Objetivamos compreender as práticas avaliativas dos professores dos cursos de licenciatura. A investigação foi de caráter documental e bibliográfico com fundamentação teórico-metodológica baseada nos escritos de Depresbiteris e Tavares, Fonseca, Viana, dentre outros. A metodologia de abordagem qualitativa foi desenvolvida mediante análise documental, entrevistas semiestruturadas e grupos focais. Constatamos que as práticas avaliativas resumiram-se a verificação dos conteúdos repassados pelos docentes aos estudantes no decorrer das disciplinas. 

 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Maria Lourdes da Silva Neta, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - IFCE

Pedagoga, Especialista em Gestão Educacional e Planejamento, Gestão e Implementação de Cursos a Distância, Mestre em Educação (PPGE/UECE), Doutoranda em Educação (PPGE/UECE) e Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). E-mail: neta.lourdes@uece.br

Antonio Germano Magalhães Junior, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Professor adjunto da UECE, leciona no programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UECE), no Curso de Mestrado em Políticas Públicas (MAPP) da UECE e do Curso de Mestrado Profissional Ensino na Saúde - CMEPES. Graduado em Pedagogia (UFC) e História (UECE). Mestre e Doutor em Educação (UFC) e Pós-Doutor (UFRN). E-mail: germano.junior@uece.br.

Published

2017-08-31

How to Cite

da Silva Neta, M. L., & Magalhães Junior, A. G. (2017). Práticas avaliativas na Formação Docente: Teoria e Prática. Horizontes, 35(2), 38–48. https://doi.org/10.24933/horizontes.v35i2.328

Issue

Section

Artigos