O processo formativo de enfermeiros indígenas na UFMT: reflexões sobre currículo, práticas pedagógicas e preparo docente
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v31i2.4Resumo
O ingresso de estudantes indígenas nas Universidades constitui-se num acontecimento que precisa ser analisado pela comunidade acadêmica. No presente estudo procurou-se perscrutar as percepções dos estudantes indígenas do curso de Enfermagem da UFMT/Sinop e dos seus docentes acerca do processo formativo. Os resultados foram obtidos por meio de entrevistas, tomando por referência a estrutura curricular do Curso, as práticas pedagógicas e o preparo docente para o atendimento a esses estudantes. Os resultados indicam que a organização curricular não possibilita a ênfase em disciplinas que tratam de realidades e de saberes específicos. O despreparo impacta as práticas pedagógicas em sala de aula. Logo, a necessidade de adequações curriculares é evidente, seja na aplicação de conteúdos relevantes para os indígenas, seja na adoção de metodologias criativas e de novas formas de avaliação do processo ensino-aprendizagem.Palavras-chaves: Estudantes Indígenas; Programa de Inclusão Indígena; Curso de Enfermagem.
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