Creche e família ou creche e famílias: o contexto dessa relação na contemporaneidade
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v34i2.469Resumo
Resumo
O mundo pós-moderno é marcado por uma multiplicidade de identidades, formadas e transformadas continuamente pelos sistemas culturais que as rodeiam. A creche, assim, não atua exclusivamente com um tipo de família, mas está constantemente relacionando-se com os sentidos plurais das famílias. Dessa forma, este artigo objetiva discutir a relação entre creche e famílias no contexto da contemporaneidade e, para tanto, utiliza-se da pesquisa bibliográfica. Autores como Lahire (1995, 2002, 2006), nos ajudam a pensar sobre essa relação e reconhece as experiências socializadoras heterogêneas das famílias e a perspectiva de que é impossível agir como se estivéssemos ligados e a um espaço cultural homogêneo. Hall (2014) e Lyotard (2013) conceituam a pós-modernidade e caracterizam os sujeitos da contemporaneidade. As conclusões desse estudo apontam para a importância de se entender as famílias no plural, reconhecendo suas especificidades e planejando ações que ultrapassem a visão da família nuclear moderna.
Palavras-chave: Creche. Infância. Famílias. Contemporaneidade.
Nursery and family or nursery and families: the context of this relationship in contemporaneity
Abstract
The postmodern world is marked by a multiplicity of identities, formed and continually transformed by the cultural systems that surround them. Thus, this paper aims to discuss the relationship between nursery and families in the contemporary context and highlight the need to understand families in their plurality. Drawing from Lahire (1995, 2002, 2004, 2006), this paper highlights the importance of understanding the families in the plural form, recognizing their specificities and planning actions that exceed the vision of the modern nuclear family. Hall (2014) and Lyotard (2013) conceptualize post-modernity and characterize the subject of contemporaneity. Nurseries do not operate exclusively with one type of family, but it is constantly relating with the plural meanings of families.
Keywords: Nursery. Childhood. Families. Contemporaneity.
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