A construção do docente encarnado na experiência da ação corporal: perspectivas para a preparação profissional para a educação infantil

Luciene Teixeira Diniz, Roberto Gimenez

Resumo


Resumo
O presente estudo tem por objetivo discutir o papel atribuído ao corpo e ao movimento nos cursos de formação docente. Os estudos sobre a formação docente demonstram que os saberes profissionais são integrados e utilizados nas tarefas dos professores em função das contingências da área educacional. A partir desta premissa o sujeito-docente, na sua prática, é um sujeito com histórias, trajetórias e expectativas, sendo todos esses aspectos assimilados e incorporados nas suas estruturas corporais. Em especial, atribui-se ênfase ao período da educação infantil, uma vez que as representações que os professores têm sobre o seu corpo e seus movimentos seriam preponderantes para determinar sua prática pedagógica. Conceitos como mente incorporada e cognição em ação serão apresentados para discutir a construção do sujeito docente pela ação corporal, como condição necessária para o exercício de sua atividade profissional na educação infantil.
Palavras Chaves: Sujeito; Educação; Corpo; Educação Infantil; Preparação Profissional.

The construction of teacher incorporated in body action experience: prospects for professional preparation for early childhood education

Abstract

This study aims to discuss the role assigned to the body and movement in teacher preparation courses. Studies on teacher education show that professional knowledge are integrated and used in teachers' tasks depending on the contingencies of the educational area. From this premise the subject-teaching in their practice is a subject with stories, trajectories and expectations, all of which are assimilated aspects and incorporated in their body structures. In particular, emphasis is attributed to the period of early childhood education, as the representations that teachers have about your body and its movements would be predominant in determining their practice. Concepts such as incorporated mind and cognition in action will be presented to discuss the construction of the subject teacher by bodily action as a necessary condition for the exercise of their professional activity in early childhood education.
Keywords: Subject; Education; Body; Childhood Education; Professional Preparation


Texto completo:

PDF

Referências


Referências

BASTOS, M. A criança no terceiro milênio. In: Krebs, R.J.; COPETTI, F; BELTRAME, T.S. & ULSTRA, M. (Eds). Perspectivas para o desenvolvimento infantil. Santa Maria: Edições SIAC, 1999. p. 183-194.

BONDÍA, J.L. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. Rev. Bras. Educ. n.19, p.20-8, 2002. Disponível em: . Acesso em: 01/05/2015

DAMÁSIO, A. O erro de Descartes. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

DESCARTES, R.. Meditações sobre a Filosofia Primeira – Meditações Metafísicas. São Paulo: Almedina, 1992.

GIMENEZ, R. Século XIX: conquistas e desafios na formação de professores de educação física: In: GIMENEZ, R.; SOUZA, M. T. (Org.). Ensaios sobre contextos da formação profissional em Educação Física. Várzea Paulista, SP: Fontoura, 2011. p.73-82.

GIMENEZ, R. e SILVA, M.H.A. Formação de professores para a educação básica: revisitando concepções e práticas pedagógicas por meio do prisma de teorias da complexidade. Revista Ambiente@Educação, v.7, n.2, p.268-76, 2014.

JOHNSON, M; ROHRER, T. We are live creatures: Embodiment, American Pragmatism, and the Cognitive Organism. In: Zlatev, Jordan et al. (Eds.). Body, language and mind. (pp.97-132). Berlim: Mouton de Gruyter, 2006.

LAPO, F.R; BUENO, B.O. O abandono do magistério: vínculos e rupturas com o trabalho docente. Psicologia USP, 2002, v. 13, n.2, p. 243-276.

MANOEL, E.J. Formação de professores: A necessidade da experiência, a experiência da complementaridade. In: GIMENEZ, R.; SOUZA, M.T.(Org.). Ensaios sobre contextos da formação profissional em Educação Física. Várzea Paulista, SP: Fontoura, 2011. p.99-126.

MATURANA, H. e VARELA, F. A árvore do conhecimento: as bases biológicas do entendimento humano. Campinas: Editorial Psy II, 1995.

MERLEAU-PONTY, M. O Visível e o Invisível. 3a ed. São Paulo: Editora Perspectiva, 1992.

______. Fenomenologia da Percepção. São Paulo: Martins Fontes, 1994.

______. O Olho e o Espírito. 2ª ed. Lisboa: Vega, 1997.

MORIN, E. Introdução ao pensamento complexo. Tradução de Eliane Lisboa.Porto Alegre:Sulina, 2007.

MUSSEN, P.H.; CONGER, J.J.; KAGAN, J. & HUSTON, A.C. Desenvolvimento e personalidade da criança. São Paulo, Harbra, 1995.

ROHRER, T. Image Schemata in the Brain. In: Beate, H. e Grady, J. (Eds). FromPerception to Meaning: Image Schemas in Cognitive Linguistics. (pp. 165-196). Berlim: Mouton de Gruyter, 2005.

Luciene Teixeira Diniz, Roberto Gimenez

Horizontes, v. 34, n. 2, p. 85-92, ago./dez. 2016

SILVA, F. L. e. A perda da experiência da formação na universidade contemporânea. Tempo Social: Revista de Sociologia da Universidade de São Paulo. S. Paulo, v.13, n.1, p. 27-37, 2001.

TARDIF, M. Saberes Docentes: Formação Profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.

__________ Os professores enquanto sujeitos do conhecimento: subjetividade, prática, e saberes no magistério. In: CANDAU, V. M.(Ed). Didática, currículos e saberes escolares. 2. ed. Rio de Janeiro: D P& A, 2000.

VALSINER, J. Culture and devolopment of children´s action. New York: John Wiley & Sons, 1997.

VARELA, F. Ethical Know-how: Action, Wisdom and cognition. Stanford: Stanford University Press, 1999.

VARELA, J.F.; THOMPSON, E.; ROSCH, E.. Amente corpórea: Ciência Cognitiva e experiência humana. Lisboa: Instituto Piaget, 2001. ZARAGOZA, J.M.E. O mal-estar docente: a sala-de-aula e a saúde dos professores. São Paulo: EDUSC, 1999.




DOI: https://doi.org/10.24933/horizontes.v34i2.473

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 Horizontes

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Universidade São Francisco
CNSP-ASF | Casa de Nossa Senhora da Paz - Ação Social Franciscana

Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia