Educação ambiental na educação básica: elementos para se pensar o trato da dimensão ambiental nas aulas educação física

Autores

  • Jairo Antônio da Paixão Universidade Federal de Viçosa

DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v36i1.484

Resumo

O presente estudo analisou o trabalho da dimensão ambiental tendo como elemento mediatizador os esportes de aventura nas aulas de Educação Física em escolas púbicas na região dos Inconfidentes, MG. Uma investigação qualitativa, de caráter exploratório descritiva com 29 professores, mostrou que, a Educação Física se mostrou alheia à dimensão ambiental abordada por meio de projetos educacionais nas escolas. Está distante dos objetivos da disciplina na Educação Básica, e da conexão entre conteúdos trabalhados, ênfase para os esportes de aventura, com questões ambientais. Isso dificulta a interlocução da Educação Física com os demais componentes curriculares na efetivação de propostas interdisciplinares como o é a dimensão ambiental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jairo Antônio da Paixão, Universidade Federal de Viçosa

Pós-doutorado pela Universidade Federal de Viçosa (2012). Doutorado em Educação (em andamento). Doutorado em Ciência do Desporto pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (2010). Mestrado em Educação pela Universidade do Oeste Paulista (2005). Mestrado em Educação (em andamento). Especialização em Educação pela Universidade Federal de Viçosa (2005). Especialização em Orientação Educacional pelas Faculdades Integradas de Jacarepaguá (2002). Especialização em Pedagogia do Esporte pelas Faculdades Integradas AVM de Brasília (2014). Graduação em Pedagogia (Licenciatura) pela Universidade Federal de Viçosa (2002). Graduação em Educação Física (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Federal de Viçosa (1997). Atualmente é professor da Universidade Federal de Viçosa, MG. Professor do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Viçosa na linha de pesquisa Educação pública: sujeitos e práticas. Integra o Comitê de Ética em Pesquisas com Humanos da UFV. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas Pedagógicas em Educação Física (GEPPEF) no Curso de Licenciatura em Educação Física no Departamento de Educação Física na Universidade Federal de Viçosa, MG.

Downloads

Publicado

30-04-2018

Como Citar

Paixão, J. A. da. (2018). Educação ambiental na educação básica: elementos para se pensar o trato da dimensão ambiental nas aulas educação física. Horizontes, 36(1), 197–208. https://doi.org/10.24933/horizontes.v36i1.484