Educação ambiental na educação básica: elementos para se pensar o trato da dimensão ambiental nas aulas educação física
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v36i1.484Resumo
O presente estudo analisou o trabalho da dimensão ambiental tendo como elemento mediatizador os esportes de aventura nas aulas de Educação Física em escolas púbicas na região dos Inconfidentes, MG. Uma investigação qualitativa, de caráter exploratório descritiva com 29 professores, mostrou que, a Educação Física se mostrou alheia à dimensão ambiental abordada por meio de projetos educacionais nas escolas. Está distante dos objetivos da disciplina na Educação Básica, e da conexão entre conteúdos trabalhados, ênfase para os esportes de aventura, com questões ambientais. Isso dificulta a interlocução da Educação Física com os demais componentes curriculares na efetivação de propostas interdisciplinares como o é a dimensão ambiental.
Downloads
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal, desde que através do link da Horizontes) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) O trabalho para submissão deve ser acompanhado por uma carta escaneada assinada por todos os autores, informando que o trabalho não foi enviado para nenhum outro periódico e que acatam as normas contidas nas Diretrizes da Horizontes.