Por mais Paulo Freire e menos Escola sem Partido
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v36i1.495Resumo
O artigo é uma reflexão teórica fruto de análise bibliográfica da obra de Paulo Freire e enfatiza o conceito de diálogo, compreendido como elemento central de uma pedagogia dialógica freireana. Através do desenvolvimento deste conceito ao longo da obra freireana, o artigo defende que a teoria de Paulo Freire jamais pode ser associada a um viés de doutrinação e manipulação. O trabalho se contrapõe aos argumentos dos apoiadores do Movimento “Escola sem Partido” que enxergam em Paulo Freire o responsável pela suposta doutrinação recorrente nas escolas brasileiras. Para tal, o trabalho recorre aos argumentos de apoiadores do Movimento, bem como manifestações em redes sociais que se pautam pela crítica voraz ao pensamento freireano, visando refutar tais argumentações.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal, desde que através do link da Horizontes) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) O trabalho para submissão deve ser acompanhado por uma carta escaneada assinada por todos os autores, informando que o trabalho não foi enviado para nenhum outro periódico e que acatam as normas contidas nas Diretrizes da Horizontes.