Educação infantil e patrimônio cultural: diálogo entre educadores do Rio de Janeiro e de São Tomé e Príncipe

Autores

  • Cristina Carvalho PUC-Rio
  • Thamiris Lopes PUC-Rio
  • Priscila Resinentti PUC-Rio
  • Maria Emilia Tagliari Santos PUC-Rio
  • Rosana Alexandre PUC-Rio

DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v35i3.500

Resumo

Quais relações podem ser estabelecidas quando as crianças observam e conhecem as práticas culturais do meio no qual estão inseridas? Buscando refletir sobre questões acerca da formação cultural nas práticas educativas da educação infantil, o artigo discute a construção de outros modos de olhar e valorizar o patrimônio cultural. A partir de um encontro de educadores das ilhas de São Tomé e Príncipe (África) com integrantes de um grupo de pesquisa em Educação, é proposta a elucidação dos conceitos de educação, infância e patrimônio cultural com base na análise de inventários culturais participativos.

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Biografia do Autor

Cristina Carvalho, PUC-Rio

Doutora em Educação pela PUC-Rio. Professora do Programa de Pós-Graduação do Departamento de Educação da PUC-Rio. Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Educação, Museu, Cultura e Infância (GEPEMCI) e dos Cursos de Graduação em Pedagogia e de Especialização em Educação Infantil (PUC-Rio). Tem experiência na área da Educação, atuando principalmente nas seguintes áreas: educação não formal, museus, cultura, educação infantil, formação de professores.

Thamiris Lopes, PUC-Rio

Doutoranda em Educação (PUC-Rio)

Mestre em Museologia e Patrimônio (UNIRIO)

Integrante do Grupo de Pesquisa Educação, Museu, Cultura e Infância (GEPEMCI - CNPq/PUC-Rio)

Pedagoga (UERJ)

Priscila Resinentti, PUC-Rio

Doutoranda em Educação (PUC-Rio)

Mestre em Educação Brasileira (PUC-Rio)

Integrante do Grupo de Pesquisa Educação, Museu, Cultura e Infância (GEPEMCI - CNPq/PUC-Rio)

Professora e Coordenadora de Biologia do Colégio São Paulo

Professora da Rede Municipal do Rio de Janeiro

Maria Emilia Tagliari Santos, PUC-Rio

Mestranda em Educação (PUC-Rio)

Integrante do Grupo de Pesquisa Educação, Museu, Cultura e Infância (GEPEMCI - CNPq/PUC-Rio)

Educadora de Museu. 

Rosana Alexandre, PUC-Rio

Doutora em Design (PUC-Rio)

Integrante do Grupo de Pesquisa Educação, Museu, Cultura e Infância (GEPEMCI - CNPq/PUC-Rio)

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Publicado

2017-12-29

Como Citar

Carvalho, C., Lopes, T., Resinentti, P., Santos, M. E. T., & Alexandre, R. (2017). Educação infantil e patrimônio cultural: diálogo entre educadores do Rio de Janeiro e de São Tomé e Príncipe. Horizontes, 35(3), 175–183. https://doi.org/10.24933/horizontes.v35i3.500