Relato de experiência: estudando a Xenofobia sob o viés da Alfabetização Científica e Tecnológica, na Educação de Jovens e Adultos

Autores

  • Daniela Maria Weber Centro Universitário UNIVATES
  • Eniz Conceição Oliveira Centro Universitário UNIVATES
  • José Cláudio Del Pino Centro Universitário UNIVATES.

DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v36i1.512

Resumo

Este relato de experiência apresenta uma proposta de aprendizagem através da Alfabetização Científica e Tecnológica, baseada na tríade CTS – Ciência, Tecnologia e Sociedade. Trata de um estudo sobre a Xenofobia com a Educação de Jovens e Adultos, através de leituras de notícias em jornais e sítios eletrônicos, envolvendo casos com brasileiros que vivem fora do Brasil e de imigrantes que moram no Brasil. Como resultados constatou-se um maior envolvimento e autonomia dos estudantes em relação a proposta, disposição em falar sobre o tema e maior aproximação com os conteúdos envolvidos, como o trabalho com mapas e as migrações contemporâneas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniela Maria Weber, Centro Universitário UNIVATES

Mestre em Ensino (UNIVATES). Licenciada em História (UNIVATES). Professora da rede pública e privada.

Eniz Conceição Oliveira, Centro Universitário UNIVATES

Doutora em Química (UFRGS). Docente do PPG em Ensino do Centro Universitário Univates.

José Cláudio Del Pino, Centro Universitário UNIVATES.

Doutor em Engenharia de Biomassa (UFRGS). Docente do PPG em Ensino do Centro Universitário Univates.

Downloads

Publicado

2018-04-30

Como Citar

Weber, D. M., Oliveira, E. C., & Del Pino, J. C. (2018). Relato de experiência: estudando a Xenofobia sob o viés da Alfabetização Científica e Tecnológica, na Educação de Jovens e Adultos. Horizontes, 36(1), 237–244. https://doi.org/10.24933/horizontes.v36i1.512