A retenção nos cursos de graduação do IME/UFG
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v36i3.579Resumo
Este estudo buscou compreender o fenômeno da retenção nos cursos do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade Federal de Goiás. Para tanto, foi realizada uma pesquisa quanti-qualitativa, com base em microdados fornecidos pela Pró-Reitoria de Graduação, dados do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas, além de respostas a um questionário eletrônico aplicado aos alunos retidos. Como resultado, este estudo revelou que a retenção está relacionada a múltiplos fatores, como: vulnerabilidade socioeconômica; dificuldade de conciliar trabalho e estudo; problemas didáticos/pedagógicos por parte dos professores; excesso de reprovações; alto nível de exigência; e elevado grau de dificuldade do curso.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal, desde que através do link da Horizontes) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) O trabalho para submissão deve ser acompanhado por uma carta escaneada assinada por todos os autores, informando que o trabalho não foi enviado para nenhum outro periódico e que acatam as normas contidas nas Diretrizes da Horizontes.