Mídia e Juventudes: produzindo relações curriculares

Autores

  • Lisandra Veiga dos Santos Rede Marista no Rio Grande do Sul.
  • Elisabete Maria Garbin Faculdade de Educação/UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v30i2.60

Palavras-chave:

Juventudes, Mídia, Currículo, Práticas Pedagógicas

Resumo

É objetivo deste artigo perceber como estes discursos podem operar na constituição de um currículo paralelo na escola ou como se dão suas relações no cenário escolar, bem como na construção de identidades juvenis.
Com base no campo dos Estudos Culturais, Estudos sobre Juventudes e algumas ferramentas foucaultianas, bem como de discussões sobre currículo de Silva, foram analisados 20 exemplares do Jornal Mundo Jovem dos anos de 2009 a 2010. As análises permitiram inferir que há um investimento na formação do jovem voltando-se para a ênfase religiosa. Bem como prescrições sobre o modo “verdadeiro” de ministra aulas e as formas mais corretas de fazê-lo. Com este artigo pode-se pensar como determinadas identidades juvenis são
produzidas por discursos midiáticos e como podem ser associadas às representações produzidas e colocadas
em circulação pelo Jornal Mundo Jovem.
Palavras – Chave: Juventudes – Mídia - Currículo – Práticas Pedagógicas

Media and Youth: producing relations curriculum

Abstract
It is the aim of this article to see how these discourses can operate in the formation of a parallel curriculum in
school or build their relationships in a school setting as well as in the construction of youth identities. From
the field of Cultural Studies, Youth Studies and some tools Foucault, as well as discussions about curriculum
Silva, were analyzed 20 copies of the Official World Youth the years 2009 to 2010. The analysis allows to
infer that there is an investment in the education of youth turning to the religious emphasis. And
prescriptions on how "true" minister of classes and more accurate ways of doing it. With this article can be
thought of as certain juvenile identities are produced by media discourses and how they can be associated to
the representations produced and put into circulation by the Official World Youth.
Keywords: Youth - Media - Curriculum - Pedagogical Practices

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lisandra Veiga dos Santos, Rede Marista no Rio Grande do Sul.

Mestra em Educação e Estudos Culturais (PPGEDU/UFRGS) e Professora Anos Iniciais da Rede Marista no Rio Grande do Sul.

Elisabete Maria Garbin, Faculdade de Educação/UFRGS

Doutora em Educação e Estudos Culturais (PPGEDU/UFRGS) e Professora na Faculdade de Educação/UFRGS).

Downloads

Publicado

01-07-2012

Como Citar

Santos, L. V. dos, & Garbin, E. M. (2012). Mídia e Juventudes: produzindo relações curriculares. Horizontes, 30(2). https://doi.org/10.24933/horizontes.v30i2.60