Um olhar para o discurso da Base Nacional Comum Curricular em funcionamento na área de ciências da natureza

Autores

  • Cristhiane Carneiro Cunha Flôr Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Guilherme Trópia

DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v36i1.609

Resumo

Com a publicação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em 2017, nos perguntamos: que leituras possíveis podemos fazer desse documento em relação aos textos que lhe dão fundamento? Neste trabalho apropriamos das noções de intertextualidade, discurso autoritário e endereçamento discursivo para analisar o funcionamento discursivo de quatro extratos da BNCC: Apresentação, Introdução, A Etapa do Ensino Fundamental e A Área de Ciências da Natureza. Os resultados apontam para um discurso que silencia diferentes interlocutores do campo educativo e que ao mesmo tempo não dá subsídios para o leitor compreender as perspectivas educativas do ensino de ciências que circulam no documento.

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Publicado

30-04-2018

Como Citar

Flôr, C. C. C., & Trópia, G. (2018). Um olhar para o discurso da Base Nacional Comum Curricular em funcionamento na área de ciências da natureza. Horizontes, 36(1), 144–157. https://doi.org/10.24933/horizontes.v36i1.609