A Concepção de Ensino Médio e de Currículo Expressa na Proposta de São Paulo

Dirce Djanira Pacheco e Zan

Resumo


Recentemente a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo promoveu mudanças no currículo para o Ensino Médio das escolas da rede pública. Esse processo teve início no ano de 2008 com a publicação dos primeiros documentos voltados para os ensinos Fundamental (II Ciclo) e Médio. Neste texto apresento - a partir de retomada histórica do debate acerca da identidade do Ensino Médio no país e dos documentos
curriculares do governo federal divulgados desde os anos de 1990 - uma análise inicial dos documentos curriculares de São Paulo no que se refere à concepção deste nível de ensino e de currículo focando, em especial, as disciplinas de Ciências Humanas.
Palavras-chave: Currículo, Ensino Médio, Estado de São Paulo.

High School and curriculum conceptions in the official document of São Paulo State

Abstract
Recently the Department of Education of São Paulo promoted changes in the curriculum for high school 
public level. This process began in 2008 with publication of the first documents to basic education (period II) and high school. This paper point out – from a historical perspective about the discussion about the school identity in the country and the federal government curriculum documents published since 1990´s – an initial analysis of the curriculum documents of São Paulo State, focusing this scholar level, particularly, the
disciplines of Humanities.
Key-words: curriculum, high school, São Paulo State.


Palavras-chave


Currículo; Ensino Médio; Estado de São Paulo

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DOI: https://doi.org/10.24933/horizontes.v30i2.61

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