Ensinando futuros professores a ensinar: reflexões de uma experiência didática

Autores

  • Ivan Fortunato IFSP/Itapetininga e PPGEd/UFSCar/Sorocaba

DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v37i0.635

Resumo

O objetivo deste ensaio é analisar as atividades desenvolvidas na disciplina de didática, realizada em 2017, na licenciatura em física. Nessa disciplina, os licenciandos planejaram, executaram e avaliaram seu próprio percurso formativo, com o propósito de refletir sobre a atividade docente. Para ajudar na análise, buscou-se recuperar elementos autobiográficos, úteis no amadurecimento de uma prática pedagógica voltada ao exercício da profissão. Na sequência, a experiência didática foi descrita e analisada à luz da formação de professores.  Ao final desse semestre, os licenciandos puderem evidenciar nuances do cotidiano docente, compreendendo sua complexidade e imprevisibilidade, principalmente ao experimentar a tríplice relação professor-conteúdo-aluno.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ivan Fortunato, IFSP/Itapetininga e PPGEd/UFSCar/Sorocaba

Doutor em Desenvolvimento Humano e Tecnologias e Doutor em Geografia, ambos pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Rio Claro. Pós-doutorado em Ciências Humanas e Sociais pela Universidade Federal do ABC. Professor em regime de dedicação exclusiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), câmpus de Itapetininga. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCAr. campus Sorocaba. Contato: ivanfrt@yahoo.com.br

Downloads

Publicado

2019-03-15

Como Citar

Fortunato, I. (2019). Ensinando futuros professores a ensinar: reflexões de uma experiência didática. Horizontes, 37, e019014. https://doi.org/10.24933/horizontes.v37i0.635