Ensinando futuros professores a ensinar: reflexões de uma experiência didática

Ivan Fortunato

Resumo


O objetivo deste ensaio é analisar as atividades desenvolvidas na disciplina de didática, realizada em 2017, na licenciatura em física. Nessa disciplina, os licenciandos planejaram, executaram e avaliaram seu próprio percurso formativo, com o propósito de refletir sobre a atividade docente. Para ajudar na análise, buscou-se recuperar elementos autobiográficos, úteis no amadurecimento de uma prática pedagógica voltada ao exercício da profissão. Na sequência, a experiência didática foi descrita e analisada à luz da formação de professores.  Ao final desse semestre, os licenciandos puderem evidenciar nuances do cotidiano docente, compreendendo sua complexidade e imprevisibilidade, principalmente ao experimentar a tríplice relação professor-conteúdo-aluno.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.24933/horizontes.v37i0.635

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Horizontes

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Universidade São Francisco
CNSP-ASF | Casa de Nossa Senhora da Paz - Ação Social Franciscana

Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia