Ensinando futuros professores a ensinar: reflexões de uma experiência didática
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v37i0.635Resumo
O objetivo deste ensaio é analisar as atividades desenvolvidas na disciplina de didática, realizada em 2017, na licenciatura em física. Nessa disciplina, os licenciandos planejaram, executaram e avaliaram seu próprio percurso formativo, com o propósito de refletir sobre a atividade docente. Para ajudar na análise, buscou-se recuperar elementos autobiográficos, úteis no amadurecimento de uma prática pedagógica voltada ao exercício da profissão. Na sequência, a experiência didática foi descrita e analisada à luz da formação de professores. Ao final desse semestre, os licenciandos puderem evidenciar nuances do cotidiano docente, compreendendo sua complexidade e imprevisibilidade, principalmente ao experimentar a tríplice relação professor-conteúdo-aluno.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal, desde que através do link da Horizontes) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) O trabalho para submissão deve ser acompanhado por uma carta escaneada assinada por todos os autores, informando que o trabalho não foi enviado para nenhum outro periódico e que acatam as normas contidas nas Diretrizes da Horizontes.