Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Seja bem-vindo!
Atual
Edições Anteriores
Anúncios
Sobre
Sobre a Revista
Submissões
Equipe Editorial
Declaração de Privacidade
Contato
Buscar
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 37 (2019): Publicação Contínua
v. 37 (2019): Publicação Contínua
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v37i0
Publicado:
15-03-2019
Editorial
PDF
Artigos
Tecnologia informática e matemática nos anos iniciais: analisando um processo formativo com estudantes de pedagogia e professores
Ana Paula Gestoso de Souza, Cármen Lucia Brancaglion Passos
e019001
PDF
Dimensões do sistema de escrita na formação de alfabetizadores
Sandra Mara Castro dos Santos, Sandra Regina Kirchner Guimarães
e019002
PDF
Professor supervisor do Pibid: ser docente com capa de gestor
Laura Noemi Chaluh
e019003
PDF
Concepções e práticas de oralidade na escola básica na perspectiva dos docentes
Tânia Guedes Magalhães, Ana Paula de Oliveira Lacerda
e019004
PDF
Condições de trabalho de professores iniciantes de matemática: possibilidades e desafios no processo de desenvolvimento profissional
Francisco Jeovane do Nascimento, Eliziane Rocha Castro, Regiane Rodrigues Araújo, Ivoneide Pinheiro de Lima
e019005
PDF
Educador e projeto pedagógico no território da crença
Márcio Donizetti Rocha
e019006
PDF
A gestão democrática na legislação educacional nacional: avanços, problemas e perspectivas
Silvio Cesar Nunes Militao
e019007
PDF
Relação família – escola e políticas públicas no Brasil e em Portugal: um estudo da regulamentação da participação parental na gestão escolar
Rosilane katia de Oliveira, Marlice de Oliveira e Nogueira, Regina Magna Bonifácio de Araújo
e019008
PDF
Relação entre a prática da estratégia investigativa em sala de aula e o desenvolvimento do potencial criativo em estudantes
Vanessa Pederiva, Jacqueline Silva da Silva
e019009
PDF
Confissões de adolescentes: os olhares da adolescência na escola
Paulo de Tarso Xavier Sousa Junior, Hélvia Moreira Mineiro Martins
e019010
PDF
Ciência e arte: a produção interdisciplinar do conhecimento no Triângulo Mineiro
Sueli Teresinha de Abreu Bernardes, Kelly Gabriela Machado
e019011
PDF
Estado do conhecimento sobre jornada de trabalho docente no ensino fundamental e médio
Andreza Barbosa, Renata Cristina Oliveira Barrichelo Cunha, Verônica Martins
e019012
PDF
Formação continuada de professores de matemática com enfoque nas práticas formativas: um estudo das pesquisas acadêmicas
Hilda Ciriaco Lima, Renata Prentteter Gama
e019013
PDF
Letramento e suas dimensões
Eliane da Rosa
e019033
PDF
Nós, os de lá, estamos cá: reflexões sobre a educação escolar quilombola no contexto dos impedimentos à co-presença
Evanilson Tavares de França, Jackeline Rodrigues Mendes
e019034
PDF
O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC e o contexto da produção de texto
Andréa de Paula Pires, Marisa Schneckenberg
e019035
PDF
“VOLTEI pra escola. E agora?” Breves reflexões em torno da mambembe-metamórfica-inacabada trajetória da Educação de Jovens e Adultos no Brasil – possibilidades de uma outra educação
Noelia Rodrigues Pereira Rego
e019036
PDF
Dialética negativa e educação: apontamentos a partir da teoria crítica de Herbert Marcuse
Vivian Baroni
e019037
PDF
Nietzsche e Bernhard: viver em tempos de morte de deus…
Vilmar Martins
e019038
PDF
Educação e leitura popular na sociedade barroca brasileira: contribuições da arte franciscana
Luiz Fernando Conde Sangenis
e019039
PDF
O fazer musical de crianças em experiências de musicalização infantil
Mariane Cristina Souza de Oliveira, Aline Sommerhalder, Ilza Leme Zenker Joly
e019040
PDF
Oportunidades educacionais no contexto imigratório e de refúgio: considerações sobre a Alemanha
Priscila Lopes de Godoy, Ana Elisa Spaolonzi Queiroz Assis
e019041
PDF
As imagens dos livros didáticos de ciências para os anos iniciais do ensino fundamental e as visões de saúde que veiculam
Lucia Helena Pralon de Souza
e019042
PDF
A avaliação institucional como contexto e prática de planejamento: a experiência de uma rede municipal
Alessandra Rodrigues Almeida, Eliete Aparecida Godoy, Jussara Cristina Barboza Tortella
e019043
PDF
Aprendizagem de professores sobre o conteúdo matemático e didático de números e operações
Vania Finholdt Angelo Leite
e019044
PDF
Teatro narrativo, educação não formal e experiências de jovens ocupacionistas
Denis Guilherme Ferreira Espanhol, Renata Sieiro Fernandes
e019045
PDF
A Folha de Caxias e “a grande campanha em favor da infância desvalida” (1953-1956)
Márcia Spadetti Tuão da Costa, Amália Cristina Dias da Rocha Bezerra
e019046
PDF
Concepções e relações estabelecidas entre planejamento e avaliação: o papel do coordenador pedagógico
Mônica da Silva Gallon, Zulma Elizabete de Freitas Madruga, Carla Melo Silva, João Bernardes Rocha Filho
e019048
PDF
Local privilegiado para a formação de professores: arquitetura e espaços de um Instituto de Educação
Aline de Novaes Conceição, Macioniro Celeste Filho
e019049
PDF
A voz feminina no poema de Adélia Prado: uma bandeira de luta
Iara Bottan, Bruno Pucci
e019050
PDF
Contribuições para pensar sobre a atividade criadora na Educação Infantil: reflexões a partir da obra de Vigotski
Simone Maria de Bastos Nascimento, Carla Luciane Blum Vestena
e019051
PDF
Educação para os dissidentes. Há alternativas?
Cláudia Valéria Fonseca da Costa Santamarina
e019053
PDF
Por que educação sem escola?
Tascieli Feltrin, Fernanda Monteiro Rigue, Guilherme Carlos Correia
e019054
PDF
Ensino médio e educação profissional: reflexões para um currículo integrado
Francinaide de Lima Silva Nascimento, Elizeu Costacurta Benachio, Roseane Idalino da Silva
e019055
PDF
Ensaio
As crianças e suas brincadeiras em três nichos de formação: escola, mídia e instituições de acolhimento
Cleomar Ferreira Gomes, Raquel Firmino Magalhães Barbosa, Sonia Cristina Oliveira
e019052
PDF
Ensinando futuros professores a ensinar: reflexões de uma experiência didática
Ivan Fortunato
e019014
PDF
Relato de Experiência
O Minecraft na formação de professores dos anos iniciais em matemática
Adriana Fernandes do Carmo, Karine Gabrielle Fernandes, Marcela Arantes Meirelles, Reginaldo Fernando Carneiro
e019015
PDF
Relato de experiência com crianças surdas na escola pública: a importância estratégica da Língua de Sinais
Marcos Cezar de Freitas, Nina Rosa Silva de Araujo
e019016
PDF
O estágio na formação de professores: um relato de experiência e sua contribuição para o aprimoramento da prática docente
Caroline dos Santos Giuliani, Angélica Pott de Medeiros, Andreia Inês Dillenburg
e019047
PDF
Resenha(s)
Trilhas investigativas em educação estatística narradas por professores que ensinam matemática
Marcelo Bergamini Campos
e019017
PDF
Emmanuel Mounier e a Filosofia Personalista no Brasil
Gilmar Lopes Dias
e019057
PDF
Trilhas abertas na universidade: inovação curricular, práticas pedagógicas e formação de professores
Nádia Nara de Godoy Pezenti
e019056
PDF
Dissertações e Teses
Teses e dissertações defendidas no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade São Francisco
PDF
Pareceristas Ad hoc
Pareceristas Ad hoc
PDF
Seção Temática: Leituras e leitores de Foucault: diálogos com a Educação
Apresentação: Leituras e leitores de Foucault: diálogos com a Educação
Conrado Neves Sathler, Marcelo Vicentin, Marcia Mascia
PDF
The sociology of education as the history of the present: fabrication, difference and abjection
Thomas Popkewitz
e019018
PDF
Dispositivos, gubernamentalidad y educación en tiempos de gerenciamento conservador: un puzle para armar
Silvia Mariela Grinberg
e019019
PDF
As redes sociais e a constituição dos sujeitos contemporâneos: um instrumento biopolítico?
Nayara Dias Scrimim, Silvio Gallo
e019020
PDF
Sustentação e disciplina nas medidas socioeducativas
Conrado Neves Sathler
e019021
PDF
Docência, escola e escolarização – uma entrevista de Michel Foucault para a Periscope em 1975
David da Silva Pereira
e019022
PDF
Uma leitura da biopolítica: reflexões sobre a Segurança Pública no Brasil (2006 – 2017)
Rodolfo Arruda Leite de Barros
e019023
PDF
A docência como experiência ética: aproximações entre os estudos foucaultianos e a prática docente
Andre Marcio Picanço Favacho
e019024
PDF
O dispositivo de Numeramentalidade: uma ferramenta conceitual, metodológica e analítica de inspiração foucaultiana
Renata Sperrhake, Samuel Edmundo Lopez Bello
e019025
PDF
Territórios de povos e comunidades tradicionais: estado de exceção, governo bio/necropolítico e retomadas de tekoha
Marcos Mondardo
e019026
PDF
Que rostos da escola emergem quando em frente ao espelho
Marcelo Vicentin
e019027
PDF
Práticas de si no discurso de professores do ensino superior: diálogos entre Foucault e Hadot
Márcia Aparecida Amador Mascia, Luciana Aparecida Silva de Azeredo
e019028
PDF
Saberes em práticas culturais: condutas e contracondutas no campo da Matemática e da Educação Matemática
Alexandrina Monteiro, Jackeline Rodrigues Mendes
e019029
PDF
Teorias Críticas Latino-Americanas: leitores e leituras decoloniais de Foucault
Clayton Roberto Messias, Carlos Roberto da Silveira
e019030
PDF
Subjetividades des(re)territorializadas no ensino de filosofia: uma análise das práticas e saberes de professores não graduados em filosofia
Daniel Santini Rodrigues
e019031
PDF
Condução e contracondução na dança de salão
Carolina Polezi, Anderson Luiz Barbosa Martins
e019032
PDF
Enviar Submissão
Enviar Submissão
Idioma
English
Português (Brasil)
Desenvolvido por
Open Journal Systems
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários
Palavras-chave