IES – Uma experiência inclusiva no ensino superior

Autores

  • Lia Scholze Universidade Católica de Brasília (UCB)
  • Iolanda Bezerra dos Santos Brandão Universidade Católica de Brasília (UCB)

DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v30i2.65

Palavras-chave:

Linguagem, Reflexão, Inclusão, Ensino Superior

Resumo

O presente artigo discute a importância do acolhimento, do desenvolvimento da linguagem oral e escrita e da reflexão na trajetória de alunos ingressantes no Ensino Superior, marcado, muitas vezes, por dificuldades de leitura e escrita, principalmente os oriundos de classe popular. Como uma das iniciativas de acolhimento aos calouros, a Universidade Católica de Brasília instituiu a disciplina Introdução a Educação Superior (IES), cujo paradigma metodológico se traduz em uma mediação pedagógica que apóia os estudantes na construção da competência acadêmica necessária para uma eficiente formação, introduzindo-os na reflexão teórica e na
compreensão da universidade como espaço de ensino, pesquisa e extensão. A pesquisa desenvolvida ouviu dos estudantes em que medida e como a disciplina foi percebida como importante na sua inclusão e permanência no Ensino Superior e preparação de sua formação acadêmica. Aponta para o desafio das instituições de Ensino Superior em oferecer condições de permanência e sucesso aos estudantes.
Palavras chave: Linguagem; Reflexão; Inclusão; Ensino Superior.

IUSE - An inclusive experience in the higher education

Abstract
The article discusses the importance of welcoming, of developing oral and written skills and of reflecting for
undergraduate students as they are admitted to College, often related to reading and writing skills, mostly for
those who belong to unprivileged social classes. A welcoming initiative devised by the Catholic University of Brasilia consists of a subject named Introduction to Undergraduate Students Education (IUSE), consisting of a pedagogical mediation to assist undergraduate students in their process of constructing the appropriate academic competence they need to accomplish their goals. The subject offers the opportunity to develop theoretical reflections that promote the understanding of the University as a learning, research and extension
institution. The research carried out with these students intended to listen to their evaluation in terms of their
perception of the importance of the IUSE for their inclusion and for not dropping out, as well as for an efficient preparation to academic education. The article also points out to the challenge faced by College Institutions in terms of offering the necessary conditions for these students to remain in the institutions and have a successful outcome.
Keywords: language; reflection; inclusion; higher education; IUSE

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lia Scholze, Universidade Católica de Brasília (UCB)

Doutora em Educação (UFRGS), professora da Universidade Católica de Brasília (UCB), coordenadora da pesquisa Contribuições da disciplina Introdução à Educação Superior no processo de inclusão efetiva dos estudantes.

Iolanda Bezerra dos Santos Brandão, Universidade Católica de Brasília (UCB)

Iolanda Bezerra dos Santos Brandão: Doutora em Psicologia Social (PUC/SP), professora daUniversidade Católica de Brasília (UCB), membro do grupo de pesquisa Contribuições da disciplina Introdução à Educação Superior no processo de inclusão efetiva dos estudantes.

Downloads

Publicado

2012-07-01

Como Citar

Scholze, L., & Brandão, I. B. dos S. (2012). IES – Uma experiência inclusiva no ensino superior. Horizontes, 30(2). https://doi.org/10.24933/horizontes.v30i2.65