Concepções e práticas de oralidade na escola básica na perspectiva dos docentes

Autores

  • Tânia Guedes Magalhães Universidade Federal de Juiz de Fora (MG) https://orcid.org/0000-0003-2298-260X
  • Ana Paula de Oliveira Lacerda Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v37i0.664

Resumo

Esta pesquisa analisou as concepções de ensino de oralidade docentes, participantes de curso de formação. Como metodologia, utilizamos o questionário aberto para analisar as concepções e as práticas pedagógicas realizadas em sala de aula, bem como as dificuldades enfrentadas. Os resultados revelam que há avanços, em relação a outras pesquisas, nas concepções e práticas pedagógicas, visto que aparecem nas respostas a) a relevância do ensino de oralidade para a formação cidadã; b) a necessidade de proposição de situações de interação; c) gêneros orais na prática de ensino. Todavia, tais dados revelam também que há esforços a empreender no tocante a) à compreensão da oralidade como uso e reflexão linguística; b) às dificuldades materiais; e c) à falta de formação docente.

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Biografia do Autor

Tânia Guedes Magalhães, Universidade Federal de Juiz de Fora (MG)

Graduada em Letras pela UFJF, Mestre em Linguística pela UFJF, Doutora em Letras - Estudos Linguísticos pela UFF. 

Professora do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação, na linha Linguagens, culturas e saberes

Ana Paula de Oliveira Lacerda, Universidade Federal de Juiz de Fora

Graduada em Letras pela UFJF

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Publicado

15-03-2019

Como Citar

Magalhães, T. G., & Lacerda, A. P. de O. (2019). Concepções e práticas de oralidade na escola básica na perspectiva dos docentes. Horizontes, 37, e019004. https://doi.org/10.24933/horizontes.v37i0.664