“VOLTEI pra escola. E agora?” Breves reflexões em torno da mambembe-metamórfica-inacabada trajetória da Educação de Jovens e Adultos no Brasil – possibilidades de uma outra educação

Autores

  • Noelia Rodrigues Pereira Rego PUC-RIO - PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO UNIRIO - UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO https://orcid.org/0000-0001-5248-5941

DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v37i0.665

Resumo

O presente artigo trata da temática da Educação de Jovens e Adultos no Brasil e sua trajetória que aqui denominamos mambembe-metamórfica-inacabada. Tem como corpo uma pesquisa etnográfica concluída, cujo campo é uma escola pública enraizada aos pés de uma das favelas mais tradicionais da zona norte da cidade do Rio de Janeiro. Apreende-se nesta investigação, que se dá por meio de entrevistas semi-estruturadas, grupos focais e observação participante com os sujeitos que compõem aquele espaço, além de suas demandas e anseios advindos de seus percursos individuais e coletivos, questões relacionadas à cidadania, ao currículo e à prática docente. Por fim, traz como saídas possíveis ainda a decolonialidade e sua pedagogia decolonial aliada à Educação Popular como aportes possíveis de uma outra educação e ainda como movimento de resistência e REexistência no bojo de uma sociedade marcadamente excludente e desigual, em que nas esteiras encontram-se alunos-trabalhadores com cor, classe e CEP marcadamente definidos.

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Biografia do Autor

Noelia Rodrigues Pereira Rego, PUC-RIO - PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO UNIRIO - UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

DOUTORANDA EM EDUCAÇÃO, NA LINHA DE PESQUISA: Juventude: políticas públicas, processos sociais e educação, PELA UNIRIO E EDUCADORA POPULAR PUC-RIO.

Bolsista CAPES/CNPq

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Publicado

2019-06-25

Como Citar

Pereira Rego, N. R. (2019). “VOLTEI pra escola. E agora?” Breves reflexões em torno da mambembe-metamórfica-inacabada trajetória da Educação de Jovens e Adultos no Brasil – possibilidades de uma outra educação. Horizontes, 37, e019036. https://doi.org/10.24933/horizontes.v37i0.665