Aprendizagem de professores sobre o conteúdo matemático e didático de números e operações

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v37i0.670

Resumo

O estudo analisa as pesquisas produzidas por quatro grupos de pesquisas, verificando o que apontam sobre a aprendizagem dos professores que ensinam matemática. Utiliza o conceito de Comunidade de Prática como referencial teórico metodológico. As pesquisas apontaram que as professoras aprenderam sobre o conteúdo matemático de divisão e números fracionários. Em relação aos conteúdos didáticos os professores: a) permitiram aos alunos expressassem sua forma de pensar; b) (re) construíram sua forma de planejar; c) levantaram o conhecimento prévio dos alunos; d) integraram os eixos de conteúdos matemáticos e diversificaram as atividades em sala de aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vania Finholdt Angelo Leite, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Possui graduação em Licenciatura em Pedagogia - Faculdades Integradas de Uberaba (1987), mestrado em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela Universidade Federal da Bahia (2005) e doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2012). Professora Adjunta do Departamento de Educação da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Docente do Curso de Especialização de Educação Básica: Gestão Escolar da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Professora do Programa de Pós-graduação em Educação: Processos formativos e desigualdades sociais da Faculdade de Formação de Professores - UERJ.

Downloads

Publicado

29-08-2019

Como Citar

Leite, V. F. A. (2019). Aprendizagem de professores sobre o conteúdo matemático e didático de números e operações. Horizontes, 37, e019044. https://doi.org/10.24933/horizontes.v37i0.670