Meios auxiliares e caminhos alternativos: o aluno com autismo e a prática pedagógica
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v36i3.692Resumo
Este trabalho analisou as possibilidades do uso de meios auxiliares e caminhos alternativos na intervenção pedagógica realizada em uma turma do primeiro ano do ensino fundamental que tinha, entre seus alunos, um menino com autismo. Utilizou, como suporte teórico, a perspectiva histórico-cultural. Constatou que as ações diferenciadas da prática pedagógica se orientaram em duas direções: aspectos organizativos da escola, que procuravam garantir os apoios necessários ao professor regente e ao aluno; ações voltadas especificamente para os processos de ensino e de aprendizagem. Concluiu que investir em ações diversificadas, em colaboração intensiva com a criança e significativas para ela, é um caminho importante para tracionar seu desenvolvimento cultural.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal, desde que através do link da Horizontes) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) O trabalho para submissão deve ser acompanhado por uma carta escaneada assinada por todos os autores, informando que o trabalho não foi enviado para nenhum outro periódico e que acatam as normas contidas nas Diretrizes da Horizontes.