59 Projetos pedagógicos dos cursos de licenciaturas e serviço social no contexto REUNI: uma construção coletiva?

Jacqueline Oliveira Lima Zago, Luciene Maria de Souza, Sonia Maria Gomes Lopes

Resumo


Este estudo objetiva apresentar o processo de construção dos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Licenciaturas e Bacharelado em Serviço Social da UFTM que foram implementados no contexto do Programa REUNI. Para o desenvolvimento da pesquisa foram analisados documentos oficiais que envolveram as atuais propostas de políticas públicas para a educação superior, especificamente o Programa REUNI, bem como dados empíricos da instituição pesquisada. Se, por um lado, é necessário reconhecer o avanço do trabalho coletivo e espaço de formação pedagógica na construção dos projetos pedagógicos dos cursos de Licenciaturas e Serviço Social, por outro, a pesquisa constatou que a concretização da proposta de implantação de currículo inovador nesses cursos encontrou diversas limitações impostas pelo Programa REUNI.
Palavras-chave: REUNI; UFTM; Projetos pedagógicos.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.24933/horizontes.v31i2.7

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 Horizontes

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Universidade São Francisco
CNSP-ASF | Casa de Nossa Senhora da Paz - Ação Social Franciscana

Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia