Mediação de leitura do literário no Ensino Médio: a leitura como acontecimento

  • Gabriela Piske Universidade do Vale do Itajaí
  • Adair de Aguiar Neitzel Universidade do Vale do Itajaí

Resumo

Esta pesquisa objetiva discutir como as licenciandas do curso de Letras, bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), promovem a mediação de leitura do literário na Educação Básica. Entende-se que a mediação em leitura tem a capacidade de tornar-se um componente importante para aproximar leitor e livro, principalmente se faz-se uso da literatura pelo viés estético. Optou-se por um trabalho documental e exploratório, de caráter qualitativo, com dados coletados em portfólios, documentos institucionais, visitas in loco e grupo focal. A análise deu-se pela abordagem da reversibilidade de Roland Barthes. Constatou-se que as mediações priorizaram a exploração do texto literário pela via da fruição, além da sala de aula, oportunizando o diálogo sobre o texto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Referências

BARBOSA, Ana Mae. Mediação cultural é social. In: BARBOSA, Ana Mae; COUTINHO, Rejane Galvão. (Orgs.). Arte/Educação como mediação cultural e social. São Paulo: UNESP, 2009. p. 13-22.

BELL, Lindolf. O código das águas. São Paulo: Global, 2001.

BORBA, Adeneri Nogueira de. Mediação cultural em bibliotecas. 2016. 162 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Itajaí, UNIVALI, Itajaí, 2016.

CARVALHO, Carla et al. Arte no Ensino Médio: relações dos estudantes com Arte e Estética. In: NEITZEL, Adair de Aguiar; CARVALHO, Carla. (Orgs.). Formação estética e artística: saberes sensíveis. Curitiba: CRV, 2012. p. 13-36.

COLOMER, Teresa. Andar entre livros: a leitura literária na escola. Tradução Laura Sandroni. São Paulo: Global, 2007.

DE AGUIAR NEITZEL, Adair; BRIDON, Janete. POESIA DIGITAL: REFLEXÕES EM CURSO. Lit. lingüíst., Santiago, n. 27, p. 111-134, 2013.

DARRAS, Bernard. As várias concepções da cultura e seus efeitos sobre os processos de mediação cultural. In: BARBOSA, Ana Mae; COUTINHO, Rejane Galvão. (Orgs.). Arte/Educação como mediação cultural e social. São Paulo: UNESP, 2009. p. 23-52.

FREIRE, Paulo. Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar. São Paulo: Olho d’Água, 1997.

KUPIEC, Anne; NEITZEL, Adair de Aguiar; CARVALHO, Carla. A mediação cultural e o processo de humanização do homem. In: NEITZEL, Adair de Aguiar; CARVALHO, Carla. (Org.). Mediação cultural, formação de leitores e educação estética. Curitiba: CRV, 2016. p. 23-36.

LAJOLO, Marisa. Do mundo da leitura para a leitura do mundo. São Paulo: Ática, 2007.

MARTINS, Elaine Cristina da Silva. Potência cultural de quatro bibliotecas francesas: Bibliothèque de la Cité Internationale Universitaire de Paris (CIUP), Bibliothèque Sainte-Geneviève, Bibliothèque Publique d’Information Centre Pompidou (BPI) e Bibliothèque Nationale de France (BNF). 2018. 174 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Vale do Itajaí, UNIVALI, Itajaí, 2018.

MARTINS, Mirian Celeste. Mediações culturais e contaminações estéticas. GEARTE, Porto Alegre, v. 1, p. 248-264, 2014A.

______. Curadoria educativa: dispositivos para encontros. In: MARTINS, Mirian Celeste. (Org.). Pensar juntos mediação cultural: [entre]laçando experiências e conceitos. São Paulo: Terracota, 2014B, v. 1.p. 188-202.

¬¬¬¬______. Mediação: provocações estéticas. São Paulo: Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes, 2005. 1. v., n. 1.

NEITZEL, Adair de Aguiar et al. Formação estética na escola de ensino médio: algumas experiências. In: NEITZEL, Adair de Aguiar; CARVALHO, Carla. (Orgs.). Formação estética e artística: saberes sensíveis. Curitiba: CRV, 2012. p.37-54.

NEITZEL, Adair de Aguiar; CARVALHO, Carla. A movência do leitor na leitura do literário. In: NEITZEL, Adair de Aguiar; CARVALHO, Carla. (Org.). Mediação cultural, formação de leitores e educação estética. Curitiba: CRV, 2016. p. 143-157.

Neitzel, Adair de Aguiar; BRIDON, Janete; BARROS, Maria Lindamir de Aguiar; ROSSI, Aleteia Caroline de Simas . Desafios da leitura e da escrita em meio digital. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 9, p. 832-851, 2014.

PETIT, Michèle. A arte de ler ou como resistir à adversidade. Tradução Arthur Bueno e Camila Boldrini. São Paulo: 34, 2009.

RITER, Caio. A formação do leitor literário em casa e na escola. São Paulo: Biruta, 2009.

TODOROV, Tzvetan. A literatura em perigo. Tradução Caio Meira. 3.ed. Rio de Janeiro: DIFEL, 2009.

URIARTE, Mônica Zewe. O PIBID como espaço de mediação cultural: uma sinfonia. 2015. 250 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Vale do Itajaí, UNIVALI, Itajaí, 2015.

WEISS, Cláudia Suéli. A leitura do literário e a sala de aula: mediações em/de leitura. 2016. 160 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Itajaí, UNIVALI, Itajaí, 2016.

Publicado
2020-10-23
Como Citar
Piske, G., & Neitzel, A. de A. (2020). Mediação de leitura do literário no Ensino Médio: a leitura como acontecimento. Horizontes, 38(1), e020047. https://doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.723