Mediação de leitura do literário no Ensino Médio: a leitura como acontecimento
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.723Abstract
Esta pesquisa objetiva discutir como as licenciandas do curso de Letras, bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), promovem a mediação de leitura do literário na Educação Básica. Entende-se que a mediação em leitura tem a capacidade de tornar-se um componente importante para aproximar leitor e livro, principalmente se faz-se uso da literatura pelo viés estético. Optou-se por um trabalho documental e exploratório, de caráter qualitativo, com dados coletados em portfólios, documentos institucionais, visitas in loco e grupo focal. A análise deu-se pela abordagem da reversibilidade de Roland Barthes. Constatou-se que as mediações priorizaram a exploração do texto literário pela via da fruição, além da sala de aula, oportunizando o diálogo sobre o texto.
Downloads
References
Referências
BARBOSA, Ana Mae. Mediação cultural é social. In: BARBOSA, Ana Mae; COUTINHO, Rejane Galvão. (Orgs.). Arte/Educação como mediação cultural e social. São Paulo: UNESP, 2009. p. 13-22.
BELL, Lindolf. O código das águas. São Paulo: Global, 2001.
BORBA, Adeneri Nogueira de. Mediação cultural em bibliotecas. 2016. 162 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Itajaí, UNIVALI, Itajaí, 2016.
CARVALHO, Carla et al. Arte no Ensino Médio: relações dos estudantes com Arte e Estética. In: NEITZEL, Adair de Aguiar; CARVALHO, Carla. (Orgs.). Formação estética e artística: saberes sensíveis. Curitiba: CRV, 2012. p. 13-36.
COLOMER, Teresa. Andar entre livros: a leitura literária na escola. Tradução Laura Sandroni. São Paulo: Global, 2007.
DE AGUIAR NEITZEL, Adair; BRIDON, Janete. POESIA DIGITAL: REFLEXÕES EM CURSO. Lit. lingüíst., Santiago, n. 27, p. 111-134, 2013.
DARRAS, Bernard. As várias concepções da cultura e seus efeitos sobre os processos de mediação cultural. In: BARBOSA, Ana Mae; COUTINHO, Rejane Galvão. (Orgs.). Arte/Educação como mediação cultural e social. São Paulo: UNESP, 2009. p. 23-52.
FREIRE, Paulo. Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar. São Paulo: Olho d’Água, 1997.
KUPIEC, Anne; NEITZEL, Adair de Aguiar; CARVALHO, Carla. A mediação cultural e o processo de humanização do homem. In: NEITZEL, Adair de Aguiar; CARVALHO, Carla. (Org.). Mediação cultural, formação de leitores e educação estética. Curitiba: CRV, 2016. p. 23-36.
LAJOLO, Marisa. Do mundo da leitura para a leitura do mundo. São Paulo: Ática, 2007.
MARTINS, Elaine Cristina da Silva. Potência cultural de quatro bibliotecas francesas: Bibliothèque de la Cité Internationale Universitaire de Paris (CIUP), Bibliothèque Sainte-Geneviève, Bibliothèque Publique d’Information Centre Pompidou (BPI) e Bibliothèque Nationale de France (BNF). 2018. 174 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Vale do Itajaí, UNIVALI, Itajaí, 2018.
MARTINS, Mirian Celeste. Mediações culturais e contaminações estéticas. GEARTE, Porto Alegre, v. 1, p. 248-264, 2014A.
______. Curadoria educativa: dispositivos para encontros. In: MARTINS, Mirian Celeste. (Org.). Pensar juntos mediação cultural: [entre]laçando experiências e conceitos. São Paulo: Terracota, 2014B, v. 1.p. 188-202.
¬¬¬¬______. Mediação: provocações estéticas. São Paulo: Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes, 2005. 1. v., n. 1.
NEITZEL, Adair de Aguiar et al. Formação estética na escola de ensino médio: algumas experiências. In: NEITZEL, Adair de Aguiar; CARVALHO, Carla. (Orgs.). Formação estética e artística: saberes sensíveis. Curitiba: CRV, 2012. p.37-54.
NEITZEL, Adair de Aguiar; CARVALHO, Carla. A movência do leitor na leitura do literário. In: NEITZEL, Adair de Aguiar; CARVALHO, Carla. (Org.). Mediação cultural, formação de leitores e educação estética. Curitiba: CRV, 2016. p. 143-157.
Neitzel, Adair de Aguiar; BRIDON, Janete; BARROS, Maria Lindamir de Aguiar; ROSSI, Aleteia Caroline de Simas . Desafios da leitura e da escrita em meio digital. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 9, p. 832-851, 2014.
PETIT, Michèle. A arte de ler ou como resistir à adversidade. Tradução Arthur Bueno e Camila Boldrini. São Paulo: 34, 2009.
RITER, Caio. A formação do leitor literário em casa e na escola. São Paulo: Biruta, 2009.
TODOROV, Tzvetan. A literatura em perigo. Tradução Caio Meira. 3.ed. Rio de Janeiro: DIFEL, 2009.
URIARTE, Mônica Zewe. O PIBID como espaço de mediação cultural: uma sinfonia. 2015. 250 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Vale do Itajaí, UNIVALI, Itajaí, 2015.
WEISS, Cláudia Suéli. A leitura do literário e a sala de aula: mediações em/de leitura. 2016. 160 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Itajaí, UNIVALI, Itajaí, 2016.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal, desde que através do link da Horizontes) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) O trabalho para submissão deve ser acompanhado por uma carta escaneada assinada por todos os autores, informando que o trabalho não foi enviado para nenhum outro periódico e que acatam as normas contidas nas Diretrizes da Horizontes.