As contribuições do lúdico no processo de desenvolvimento das crianças com Síndrome de Down na educação infantil

Rosana Carla Cintra, Elaine Cristina Veiga, Allyne Nunes Oliveira

Resumo


Resumo
O presente estudo tem por objetivo analisar os subsídios da ludicidade no processo de ensino e aprendizagem de crianças com Síndrome de Down, com enfoque principal nas contribuições da dança. Uma das melhores formas de estimulação para as crianças com síndrome de Down é através das atividades e brincadeiras lúdicas que envolvam as diversas linguagens artísticas como a dança, a música, o teatro e o movimento. A inclusão na rede de ensino é um direito da pessoa com deficiência, sendo assegurado por meio da Lei nº 7.853/89, que decreta a obrigatoriedade do fornecimento de vagas na rede regular de ensino para crianças deficientes. Para tanto adotamos a abordagem qualitativa com levantamento bibliográfico, utilizando como base teórica os autores Vygotsky (2001), Silva (2005), Coutinho (2001) e o Referencial Curricular para a Educação Infantil (1998), tendo como viés teórico-metodológico a perspectiva histórico-cultural. A partir da pesquisa realizada concluímos que a inclusão e o desenvolvimento de crianças com síndrome de Down é de suma importância em ambientes lúdicos, sendo possível trabalhar atividades que estimule seu desenvolvimento de forma prazerosa, sem ser
cansativo para a mesma e ao mesmo tempo estimulando sua autonomia.
Palavras-chave: educação inclusiva; Síndrome de Down; educação infantil.

The contributions of ludic in development of children with down syndrome in early childhood education

Abstract
This study aims to analyze the playfulness of subsidies in the teaching and learning of children with Down syndrome, with main focus on dance contributions. One of the best forms of stimulation for children with Down syndrome is through the activities and playful banter involving the variety of artistic expressions such as dance, music, theater and movement. The inclusion in the school system is a right of people with disabilities, being carried out by way of Law No. 7,853 / 89 decrees the mandatory supply of vacancies in mainstream education for disabled children. For both, we chose a qualitative research with literature, using as theoretical basis the authors Vygotsky (2001), Silva (2005), Coutinho (2001) and the Curriculum Reference for Early Childhood Education (1998), with the theoretical and methodological bias in cultural-historical perspective. The survey led us to conclude that the inclusion and the development of children with Down syndrome is of paramount importance in recreational environments, and can work activities that stimulate their development in a pleasant way, without being tiring for the same and at the same time stimulating their autonomy.
Keywords: inclusive education; Down's Syndrome; early childhood education.


Palavras-chave


Educação inclusiva; síndrome de Down; Educação infantil

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DOI: https://doi.org/10.24933/horizontes.v33i2.73

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