Local privilegiado para a formação de professores: arquitetura e espaços de um Instituto de Educação

Aline de Novaes Conceição, Macioniro Celeste Filho

Resumo


Neste artigo, há resultados de um estudo sobre a arquitetura e os espaços do extinto Instituto de Educação “Fernando Costa”. Com o objetivo de compreender a organização desse IE, especificamente a configuração arquitetônica e os espaços desse prédio, entre 1953 e 1975,  período de funcionamento dessa instituição, foi utilizada pesquisa bibliográfica e documental com abordagem histórica tendo como fontes a planta dessa instituição e imagens do prédio do IE em questão. Para análise das fontes, considera-se o paradigma indiciário, visando localizar indícios que possibilitassem reconstituir aspectos da realidade buscada. Conclui-se que no prédio em que funcionou o IE “Fernando Costa” há o predomínio do retílineo, andares e escadas, além disso, esse prédio representa a grandiosidade.


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DOI: https://doi.org/10.24933/horizontes.v37i0.750

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