Local privilegiado para a formação de professores: arquitetura e espaços de um Instituto de Educação
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v37i0.750Resumo
Neste artigo, há resultados de um estudo sobre a arquitetura e os espaços do extinto Instituto de Educação “Fernando Costa”. Com o objetivo de compreender a organização desse IE, especificamente a configuração arquitetônica e os espaços desse prédio, entre 1953 e 1975, período de funcionamento dessa instituição, foi utilizada pesquisa bibliográfica e documental com abordagem histórica tendo como fontes a planta dessa instituição e imagens do prédio do IE em questão. Para análise das fontes, considera-se o paradigma indiciário, visando localizar indícios que possibilitassem reconstituir aspectos da realidade buscada. Conclui-se que no prédio em que funcionou o IE “Fernando Costa” há o predomínio do retílineo, andares e escadas, além disso, esse prédio representa a grandiosidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal, desde que através do link da Horizontes) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) O trabalho para submissão deve ser acompanhado por uma carta escaneada assinada por todos os autores, informando que o trabalho não foi enviado para nenhum outro periódico e que acatam as normas contidas nas Diretrizes da Horizontes.