Práticas de si no discurso de professores do ensino superior: diálogos entre Foucault e Hadot

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v37i0.766

Resumo

Este artigo objetiva empreender uma análise discursiva de dizeres de professores do ensino superior sobre o cuidado (de si), à luz de Foucault, autores pós-foucaultianos e Hadot. Seu intuito é apontar como os efeitos de sentido de cuidado (de si) estão atrelados aos modos de subjetivação/objetivação, às técnicas neoliberais de governamentalidade e rastrear possíveis presenças dos modos de subjetivação, o cuidado de si nas falas. Constatou-se o quão enredados estão os entrevistados nas/pelas técnicas neoliberais de governamentalidade e a importância de manter acesa a esperança na possibilidade de fazer de nossas vidas um ensaio de nós mesmos, em constante transformação, apostando na relação consigo como uma alternativa, uma forma de resistência diante do poder (pós)moderno.

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Biografia do Autor

Márcia Aparecida Amador Mascia, Universidade São Francisco

Doutora em Linguística Aplicada. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da USF.

Luciana Aparecida Silva de Azeredo, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)

Doutora em Educação. Professora de Língua Inglesa - Departamento de Linguagem e Tecnologia (DELTEC) - CEFET-MG.

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Publicado

25-06-2019

Como Citar

Mascia, M. A. A., & Azeredo, L. A. S. de. (2019). Práticas de si no discurso de professores do ensino superior: diálogos entre Foucault e Hadot. Horizontes, 37, e019028. https://doi.org/10.24933/horizontes.v37i0.766

Edição

Seção

Seção Temática: Leituras e leitores de Foucault: diálogos com a Educação